SAP e CCVideira promovem ação oftalmológica para internos do sistema prisional cearense

22 de fevereiro de 2022 - 09:14

Dando continuidade a melhoria do aprendizado dos internos do sistema prisional do Ceará, a Secretaria da Administração Penitenciária, em parceria com a Comunidade Cristã Videira, beneficia mais 52 internos envolvidos nos projetos educacionais com avaliações oftalmológicas, optometria e entrega de óculos.

A iniciativa de assistência à saúde da visão começou após os professores dos ensinos básico e secundário perceberem que alguns internos possuíam dificuldade de aprendizado devido a problemas visuais. Com isso, a SAP se mobilizou e conseguiu parceria com a CCVideira, que disponibilizou os profissionais da área para atender voluntariamente os internos do sistema penitenciário.

Os internos receberam atendimento oftalmológico e os exames foram realizados por optometrista, especialista habilitado para examinar e avaliar o sentido da visão, identificar e compensar alterações visuais. Nas avaliações foram identificados problemas como astigmatismo, miopia e hipermetropia.

O coordenador de educação da SAP, Rodrigo Moraes, avalia que prevenir na melhoria das condições de saúde visual do interno facilita o empenho nos estudos, além de resgatar a autoestima de quem necessita desse atendimento. “Esta ação transcende as questões de saúde da visão, ela traz dignidade, humaniza e qualifica o aprendizado dos internos beneficiados”, finaliza.

Iniciativa

O trabalho iniciado pela Secretaria da Administração Penitenciária em parceria com a CCVideira já beneficiou 192 internos e 30 policiais penais.

Com o resultado significativo da iniciativa, a expectativa é que a ação alcance maior visibilidade para dar continuidade as ações de saúde e bem-estar dos internos e servidores do sistema prisional.