Assembleia Legislativa aprova Projeto de Lei que cria cargos de gestão nas Cadeias Públicas do Ceará

24 de março de 2022 - 09:16

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará acaba de aprovar o projeto de Lei que reestrutura cargos da administração da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado do Ceará. O pleito para criação dos cargos de diretor e chefe de equipe das Cadeias Públicas faz parte de uma reivindicação histórica da categoria e agora atendida através dos parlamentares e com o esforço objetivo do governador Camilo Santana e do secretário da pasta, Mauro Albuquerque.


A proposta busca adequar a nova realidade administrativa e o modelo de gestão pública mais eficiente a partir da criação da SAP, em 2019. O PL proporcionará a expansão da estrutura possibilitando a potencialização e a otimização dos resultados do sistema penitenciário cearense, com a criação de cargos estratégicos para policiais penais envolvidos no desenvolvimento de projetos de ressocialização para os internos do sistema prisional.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, ressalta a reestruturação e celebra a conquista das pessoas que dirigem as Cadeias Públicas. “Antes mesmo de ser Secretário eu já tinha conhecimento dessa demanda dos policiais penais cearenses. Assim que tomei posse, eu trouxe esse compromisso com a categoria. O Governador também abraçou a causa e os deputados tiveram a sensibilidade necessária. Hoje é dia de festejar essa aprovação e, principalmente, congratular os novos cargos de diretor e chefe de equipe das Cadeias Públicas”, celebra.

O policial penal e ex-administrador da Cadeia Pública de Quixadá e Quixeramobim, Cicero Feitosa, está há 17 anos no sistema e ressalta a importância dessa conquista para a categoria. “Essa vitória é fundamental para os policiais penais, pois é uma luta de muitos anos. Gostaria de parabenizar a gestão e o nosso secretário Mauro Albuquerque. Para os administradores que estão a frente das cadeias públicas significa um reconhecimeto pessoal pelo trabalho e dedicação no sistema prisional”, comemora.