FIEC homenageia secretário Mauro Albuquerque e policiais penais pelo trabalho de ressocialização da população privada de liberdade do Ceará

1 de abril de 2022 - 09:58

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) homenageou, na manhã desta quinta-feira (31), o secretário da administração penitenciária Mauro Albuquerque e os policiais penais do sistema prisional cearense. Os representantes da categoria receberam medalhas de mérito em reconhecimento ao trabalho de ensino, capacitação profissional e trabalho para os internos feito em grande escala nos últimos 3 anos de gestão.

A solenidade foi conduzida pelo diretor regional do SENAI Ceará, Paulo Holanda, que falou da alegria de poder reconhecer o trabalho dos policiais penais e da atual gestão dentro e fora dos estabelecimentos penitenciários. “Para mim o secretário Mauro Albuquerque é um estadista, pois ele possui conhecimento, retidão, transparência e coragem. Pensa fora da “caixinha” e faz muito além da suas atribuições. A educação, seja em todos os níveis, é o grande pilar. Quando conheci o planejamento de toda equipe da secretaria, me questionei se realmente ia dar certo e olha aonde chegamos. Foi e está sendo um sucesso. Vamos continuar fazendo, pois coragem e vontade nós temos de fazer as coisas acontecerem”, afirmou.

Paulo Holanda também ressaltou a importância do trabalho dos policiais penais e acredita que a homenagem tem um valor motivacional e de reconhecimento. “Como eu acompanho desde o início esse programa, são graças aos policiais que toda essa rotina e progresso na ressocialização acontece dentro das unidades. Um vez meus instrutores me comentaram que seus filhos pensam assim “meu pai é um herói, pois ele está dentro do sistema penitenciário capacitando pessoas que querem voltar a trabalhar” e os policiais penais estão fazendo a grande diferença no dia a dia desses internos que vão retornar a sociedade. Para conseguir regredir o índice de reincidência criminal, o resultado é por meio da qualificação profissional, do estudo e principalmente através da oportunidade de trabalho”, ressalta.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido durante esses 3 anos de gestão. “É fundamental conscientizar a sociedade sobre o valor do esforço feito diariamente dentro das unidades prisionais. O sistema tem evoluído muito e só foi possível acontecer graças a vontade de fazer dar certo, tanto da gestão, como da própria categoria. Os resultados positivos conquistados foi através do trabalho sério e compromissado dos policiais penais do sistema prisional. O Ceará se tornou referência nacional em gestão penal e isso nos motiva a trabalhar cada vez mais, para proporcionar proteção, respeito e pessoas devidamente ressocializadas e dignas pro retorno à sociedade”, afirma.