Policiais penais participam de momento ecumênico no Centro de Detenção Provisória (CDP)
11 de abril de 2022 - 10:49
A Secretaria da Administração Penitenciária promoveu, em parceria com o Instituto “VOU”, um momento de reflexão e oração para os policiais penais do Centro de Detenção Provisória (CDP). A instituição é uma organização social sem fins lucrativos formada por colaboradores e voluntários, que tem como objetivo servir pessoas, levando esperança e trazendo mensagens sobre fé, sabedoria e paz.
O momento ecumênico religioso tem o objetivo de levar uma palavra de crença e agradecimento pela vida e missão dos policiais penais, além de ressaltar a importância do trabalho exercido pelos profissionais em prol da segurança pública. Ao final do momento de louvor e orações, também foi servido um cooffe break aos presentes, onde todos se confraternizaram.
O diretor da unidade prisional, Kayrol Garces, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância desse momento. “O propósito principal foi atender os policiais penais no alimento espiritual e proporcionar um momento de reflexão e confraternização, principalmente de reconhecimento da categoria. Nós policiais, para além da nossa importante função social, somos humanos com suas fragilidades e fortalezas e, nada mais vigoroso que a força da mente e espírito para nos conduzir no cotidiano”, afirma.
A diretora do Instituto “VOU”, Vanessa Queiroz, agradece a oportunidade de proporcionar esse momento aos profissionais. “Nosso intuito é levar o amor de Deus na prática. Fazer ações que engrandeçam o próximo. Hoje estamos nesta unidade prisional, mas fazemos este trabalho também para outros públicos como moradores de rua, dependentes químicos, crianças, idosos. Estamos desenvolvendo um trabalho que é ‘cuidando de quem cuida’, por que como os policiais cuidam de tantas pessoas, passam por diversos desafios, quem cuida deles? É muito importante eles também terem esse embasamento psicológico, espiritual e esse momento de motivação e fé. Esse é o nosso grande propósito”, ressalta.
A policial penal do Centro de Detenção Provisória (CDP), Rayssa Pitanga, destaca a importância do amparo religioso na unidade. “Foi um momento de grande alegria e fraternidade. De fato, o instituto “VOU” saiu da sua rotina familiar e veio até aqui para nos prestigiar. Os policiais penais estão se sentem privilegiados por esse ato de amor de cada um deles. Este momento nos traz união, empatia e o fortalecimento da fé. A rotina do plantão tem seus desgastes naturais, muitas vezes não temos tempo de olhar pro nosso colega de trabalho e esse tipo de ação nos faz parar e enxergar quem está do nosso lado”, conclui.