Secretário Mauro Albuquerque ministra aula prática no 54º Curso de Aperfeiçoamento em Armamento e Tiro (C.A.A.T)
25 de abril de 2022 - 16:13
O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, ministrou aula prática de manejo e técnica de tiro com Pistola .40 para a turma de policiais do 54º Curso de Aperfeiçoamento em Armamento e Tiro (C.A.A.T).
A capacitação conta com a participação de 27 servidores, sendo 23 policiais penais, 2 policiais militares e 2 da Perícia Forense. Os profissionais terão aulas teóricas e práticas como apresentação do armamento e munição, armamento, Arma Longa Espingarda Calibre 12 e Arma Longa Calibre 5,56 e Arma Longa Calibre .40, noções de saque velado, instrumentos de menor potencial ofensivo – IMPO e trabalhando saúde mental e autocuidado.
O treinamento é formado por instrutores do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), da Força de Intervenção Penitenciária Integrada (FIPI) e atualmente o corpo de instrutores conta com os policiais penais formados no II CFIAT.
O objetivo do curso é aprimorar o uso de armamentos por policiais penais e agentes de várias instituições de segurança pública, aumentando a eficacia nos procedimentos dentro e fora do sistema prisional.
O titular da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, reafirma o compromisso de valorização dos servidores. “É muito importante oferecer estrutura, equipamentos e treinamento para esses guerreiros que fazem tanto pelo nosso sistema prisional. Eles também fazem parte da evolução que conquistamos dentro dos estabelecimentos penitenciários. Cuidar, treinar, equipar e valorizar é nossa forma de agradecer pelo empenho e profissionalismo de todos eles”, atenta.
O policial do Batalhão de Polícia de Choque, Garces Martins, avalia sua experiência no curso. “Nunca tinha tido contato com a estrutura da polícia penal e confesso que estou surpreso positivamente. A oportunidade que estou tendo de participar de perto, pra mim, foi uma revolução tanto estrutural, de equipamentos, de treinamento e principalmente na valorização da categoria. Sem dúvida a polícia penal está caminhando pra ser uma das melhores e mais equipadas policiais do Estado do Ceará”, afirma.
A policial penal, Talita Nobrega, destaca a importância do curso. “Para mim é uma excelente oportunidade para reciclar meus conhecimentos, aprender novas técnicas e evoluir profissionalmente. Esse curso não vai servir somente no âmbito prisional, mas também no meu dia a dia. Pois o perigo pode vir de todos os lados e é muito importante estar preparado”, conclui.