Cruz Vermelha doa livros sobre Nelson Mandela para o sistema prisional cearense

16 de maio de 2022 - 08:57

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) doou à Secretaria de Administração Penitenciária 100 livros sobre Nelson Mandela, sendo 25 exemplares “Cartas da Prisão de Nelson Mandela”, 25 exemplares da autobiografia “Nelson Mandela: Longa Caminhada até a Liberdade” e 50 exemplares da biografia em quadrinhos de Nelson Mandela.

Os livros serão encaminhados, inicialmente, para os internos e internas da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes e Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF).

A doação faz parte do início das ações referentes a “Campanha Nelson Mandela” promovida pela Cruz Vermelha junto às autoridades penitenciáras do Estado do Ceará no começo de maio, tendo seu encerramento no dia 18 de julho, em comemoração ao Dia Internacional de Nelson Mandela.

O objetivo da campanha é estimular e consolidar o conhecimento dos direitos das pessoas privadas de liberdade, além de propor momentos de integração e conscientização conjunta entre a população carcerária e os policiais penais. A iniciativa proposta é através das Regras Mínimas das Nações Unidas para o Tratamento de Presos, conhecida como Regras de Mandela.

Como ponto de partida da iniciativa, a ideia é que os internos tenham um tempo para leitura dos livros e que possam participar de rodadas de debate durante suas aulas, em parceria com a Secretaria de Educação, contribuindo para disseminar o conhecimento e sensibilizar o maior número de pessoas pivadas de liberdade sobre a Campanha.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, agradece a parceria. “Essas ações também fazem parte da evolução que o sistema prisional está passando nesses ultimos anos. Promover essa conscientização mutua entre os internos e os policiais penais contribui para desenvolver um ambiente penal mais disciplinado e respeitoso”, conclui.

A Coordenadora Adjunta de Proteção da Delegação Regional do CICV, responsável pelo Programa em Favor das Pessoas Privadas de Liberdade, Patrícia Badke, comenta sobre a importância da campanha. “A entrega dos livros marca o início da Campanha Nelson Mandela, que incentiva a leitura dentro das unidades e valoriza o projeto “Livro Aberto”. O mais importante é promover a reflexão das Regras de Mandela por parte da população carcerária e dos servidores do sistema prisional, buscando o respeito aos direitos humanos e uma execução penal com base na dignidade da pessoa humana e focada na reintegração social da pessoa privada de liberdade”, afirma.