SAP certifica 100 internos no curso de costura através do Pronatec

28 de junho de 2022 - 09:59

A capacitação profissional é um processo capaz de transformar vidas e pontencializar a reintegração social dos internos do sistema prisional do Estado do Ceará.

A Secretaria da Administração Penitenciária, por meio da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, qualifica 100 internos no curso de costura pelo projeto “Pronatec Prisional: novos caminhos”. A qualificação foi realizada através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará.

Neste ano, o projeto iniciou com 400 vagas, sendo 220 destinadas aos internos do sistema prisional e 180 para egressos. Foram 40 internos do Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (CEPIS) e 60 alunos da Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim.

O curso possui carga horária total entre 160 e 180 horas/aulas, de segunda a sexta-feira, turno manhã e tarde. Na capacitação, os internos aprendem a desenvolver habilidades de cortar, controlar a máquina de costura, confecção de peças, procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, fala que a meta é aumentar cada vez mais o número de internos capacitados. “Estamos empenhados em educar e capacitar nosso internos para que eles ocupem espaços produtivos e não queiram mais retornar a criminalidade. Além da remição de pena, estão aprendendo, se capacitando e ainda reformando as unidades, mantendo o patrimônio público e trazendo economia ao Estado”, disse.

O interno e concludente do curso de costura no Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (CEPIS), David Sousa, acredita em um futuro melhor. “Aprender uma nova profissão, seja ela em qual área, foi uma decisão minha de começar a mudar de vida. O curso de costura me surpreendeu e hoje sou muito agradecido por essa oportunidade. Estou muito feliz e acredito que logo logo conseguirei sair daqui e me reinserir no mercado de trabalho”, comemora.