UPF promove Mostra Cultural com destaque na Sustentabilidade

3 de outubro de 2022 - 10:03

A Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF), como forma de promover a ressocialização das internas através do acesso à cultura, realizou a 1ª edição de uma mostra cultural cujo o tema foi sobre “Sustentabilidade, O planeta em nossas mãos por meio do reciclar”.

A ação foi idealizada pela diretora da unidade prisional e contou com o apoio dos professores, da equipe de policiais penais e do núcleo gestor da E.E.F.M Aloísio Léo Arlindo Lorscheider que forneceu todo o material.

O objetivo foi estimular a consciência das internas sobre educação ambiental e ressaltar práticas sustentáveis e de preservação do meio ambiente. As internas confeccionaram artigos de decoração, brinquedos, jogos, maquetes, pinturas, cartazes, desenhos, tudo criado com materiais que iriam pro lixo e fruto de muito estudo e pesquisa realizada durante as aulas.

A culminância do projeto se deu com a apresentação do coral Vozes da Liberdade, a exposição dos trabalhos artísticos e culturais, além de um desfile de moda com as roupas feitas com materiais recicláveis.

A diretora da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa, Socorro Matias, avalia que o projeto foi um sucesso graças o planejamento de toda a equipe e da participação das internas. “A maior lição que podemos tirar dessa mostra cultural é que se podemos transformar lixo em arte, também podemos transformar nossas vidas. Todos os dias temos a oportunidade de melhorar. A educação ultrapassa grades, muros e barreiras. Estou muito feliz em ter conseguido mostrar pra todas o quão são capazes. Basta querer e fazer acontecer”, afirma.

A professora dos anos iniciais da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa, Abigail Marrocos, fala da importância de ações que promovam a arte e o trabalho coletivo. “Esse investimento é a base do incentivo para o uso mais consciente da natureza, sensibilizando sobre a importância do reciclar. Hoje estamos ensinando e amanhã formando cidadãos criativos, pois o nosso futuro depende dos trabalhos sustentaveis que fazemos”, disse.