SAP recebe visita técnica de gestores da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia

19 de outubro de 2022 - 10:07

A Secretaria da Administração Penitenciária recebeu visita técnica dos gestores da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia para conhecerem, de perto, o modelo gerencial do sistema penitenciário cearense.

O objetivo da visita foi aprimorar o desenvolvimento do sistema de justiça bahiense e fortalecer a integração entre as instituições dos Estados. Na ocasião, estavam presentes o secretário executivo, Rafael Beserra, o secretário executivo de planejamento e gestão interna, Álvaro Maciel, o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia, José Antônio Maia Gonçalves, a Chefe de Gabinete, Drª. Aída Maria Cintra Telles Sampaio e o Coordenador de inteligência da SEAP/BA, Luciano Viana.

No primeiro momento, o secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, se reuniu com a comitiva para apresentar os trabalhos da gestão. Além disso, o titular da pasta detalhou os protocolos de segurança, a padronização de medidas, as mudanças estruturais das unidades prisionais, os projetos de reinserção social dos internos como salas de aulas, espaços de cursos de capacitação profissional, artesanto, oficinas, as empresas instaladas e os procedimentos implementados no Ceará para melhorar o sistema carcerário do Estado.

Na ocasião, a comissão visitou a primeira Unidade Prisional de Segurança Máxima Estadual das regiões Norte e Nordeste. Em seguida, também conheceram Unidade Prisional Elias Alves da Silva (UP-Itaitinga4), Unidade Prisional Vasco Damasceno Weyne (UP-Itaitinga5) e Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF). Os integrantes puderam conhecer, na prática, tudo que foi apresentado anteriormente pelos gestores da SAP.

Os representantes também conheceram a sede da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, onde conheceram o trabalho desenvolvido que auxilia nas oportunidades de capacitação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho dos internos e egressos do sistema prisional.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, ressalta a importância de outros estados visitarem e conhecerem as unidades cearenses. “Nosso trabalho pode ser implementado em âmbito nacional. A educação, o trabalho e a capacitação foram grandes ferramentas de mudança dentro do sistema. Ocupar o tempo e incentivar os internos transforma realidade e salva vidas. E esse é o nosso papel como Estado”, afirma.

O secretário de Estado de Administração Penitenciária da Bahia, José Antônio Maia Gonçalves, se diz surpreso. “Eu já tinha ouvido falar bastante sobre o sistema prisional do Ceará, entretanto precisei ver e conhecer pessoalmente sobre a sistemática dinâmica que o secretário Mauro vem aplicando. Nós precisamos muito desse método na Bahia. Vi, conheci, gostei e quero levar para o meu Estado”, disse.