SAP certifica mais de 190 internos na área de construção civil através do projeto “Sou Capaz”

17 de novembro de 2022 - 17:39

A Secretaria da Administração Penitenciária, através da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, certifica 193 internos da Unidade Prisional Elias Alves da Silva (UP-Itaitinga4) na área de construção civil como pedreiro de alvenaria, eletricista, gesseiro, pintor, bombeiro hidráulico e serralheiro pelo projeto “Sou Capaz”. A qualificação foi realizada através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

De 2019 a 2022, a SAP capacitou 542 internos somente nesta unidade. O Projeto Sou Capaz continua em execução com a capacitação de mais 180 internos e conclusão da construção de 4 salas de aula realizadas nas aulas práticas do SENAI.

Os cursos possuem carga horária total entre 160 e 180 horas/aulas, de segunda a sexta-feira, turno manhã e tarde. O projeto tem foco na ressocialização por meio do fomento ao trabalho, geração de renda e capacitação profissional para pessoas privadas de liberdade.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, ressalta que o momento no sistema prisional é de agradecimento pelo empenho de todos os envolvidos. “O resultado que alcançamos é graças ao trabalho e envolvimento de várias pessoas e parcerias. Gostaria de agradecer também aos internos por acreditarem e aproveitarem a oportunidade de quererem mudar de vida. Tudo é possível ser realizado com disciplina e controle nas unidades. Nossa meta é aumentar cada vez mais o número de pessoas privadas de liberdade capacitadas. Continuem trilhando esse caminho, pois só assim irão mudar a sua realidade e a de seus familiares”, afirma.

O Presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Paulo André Holanda, enfatizou a parceria entre o Senai e a SAP. “São 4 anos de parceria firme e posso afirmar que o secretário Mauro é um gestor que oportuniza a ressocialização dentro e fora das unidades. Essa capacitação profissional pelo Senai é um desejo de muitos lá fora e vocês estão tendo esse privilégio através do sistema. Deem exemplo, pois acreditamos que todos vocês são capazes de retornar ao mercado de trabalho, produzir e gerar renda para sua família e o Estado”, disse.

O interno do curso de gesseiro da Unidade Prisional Elias Alves da Silva (UP-Itaitinga4), Francisco Silvano, agradece pela oportunidade. “Era pescador e hoje estou me capacitando como gesseiro. Outra chance de mudar de vida e em uma outra área no mercado de trabalho. Gostaria de agradecer a SAP e ao Senai por nos proporcionar essa oportunidade, por nos fazer acreditar que somos capazes de trilhar outros caminhos lá fora e mesmo estando dentro do sistema prisional”, conclui.