Internos da unidade prisional Irmã Imelda promovem ação alusiva ao Dia da Consciência Negra

22 de novembro de 2022 - 09:31

Os internos da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda) desenvolveram atividades de arte e cultura para promover reflexão a respeito da igualdade racial e estimular o respeito às diferenças, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, nesta segunda-feira (21).

Na ocasião, o grupo de teatro “Portugays” fez uma apresentação de danças afro, além de uma peça teatral que proporcionou aos convidados uma reflexão quanto ao contexto histórico dos povos africanos.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, parabeniza as ações. “Hoje foi um dia de reflexão e um trabalho em conjunto. Sempre é uma surpresa cada vez mais gratificante quando venho prestigiar ações organizadas pela unidade e pelos internos que fazem parte do grupo teatral. Essa é a nova realidade do sistema prisional e nova função do policial penal: segurança e cumprir a lei de execuções penais. A pessoa privada de liberdade tem que cumprir uma disciplina, mas também precisa ser respeitada. O respeito é o segredo para conseguirmos chegar mais longe. Onde se tem respeito, não teríamos tanta desigualdade. E nós como Estado estamos maciçamente cumprindo com nosso dever. Essa é a diferença do Estado do Ceará” afirma.

A delegada e diretora do Departamento de Proteção a Grupo de Vulneráveis da Polícia Civil, Arlete Silveira, comenta sobre o evento alusivo ao Dia da Consciência Negra. “Uma vez ouvi de um poeta a seguinte frase: ‘Disciplina é liberdade e compaixão é fortaleza. E é exatamente o que conseguimos enxergar aqui no sistema prisional. Cumprir a lei de execuções penais por si só é uma resistência e um ato revolucionário. Não é por que vocês estão privados de liberdade que estão privados de seus direitos. Esse evento é a prova viva disso. Mais uma vez, parabéns a secretaria pelo empenho e pelo resultado oferecido para a sociedade cearense e a segurança pública”, disse.

A assessora especial de acolhimento de movimentos sociais do Governo do Estado do Ceará, se sente grata ao participar do evento. “Esse evento discute sobre um tema muito importante que é o dia da Consciência Negra. Nós sabemos que o encarceramento possui um índice alto de pessoas negras e essa capacidade criativa que os internos do grupo teatral tiveram de debater contra a discriminação racial foi surpreendente e incrível de vivenciar”, conclui.

A interna da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda), Barbie, explica a importância do evento. “O dia da Consciência Negra é uma luta, é uma força, é uma militância. Precisamos conscientizar a população brasileira que a maior parte dela é negra. Somos mistos, somos assim e somos todos iguais, independente da cor e da raça. Temos que comemorar essa data em homenagem a todas as pessoas que fizeram parte desse movimento para fazer, do dia 20 de novembro, uma realidade. Nosso papel é conscientizar e tornar nosso país um lugar cada vez melhor de viver”, atenta.