SAP realiza II Curso de Manutenção de Armas e Gestão de Armamento para policiais penais do sistema prisional
8 de dezembro de 2022 - 18:39
A Secretaria da Administração Penitenciária, através da Escola de Gestão Penitenciária, concluiu a 2ª edição do Curso de Manutenção de Armas e Gestão de Armamento. A formação tem como objetivo qualificar e aperfeiçoar o conhecimento dos servidores que atuam como armeiros nas unidades prisionais. Além disso, também foi feita a manutenção, limpeza e reparação de todo o material bélico do sistema prisional.
O curso foi dividido em quatro turmas com 20 alunos cada. Os profissionais tiveram aulas teóricas e práticas com carga horária de 60 horas/aulas. As aulas foram ministradas pelo armeiro Sales Júnior.
Foram abordados conhecimentos como normas de segurança em reservas de armamento e legislação correlata, procedimentos de inspeção de recebimento e entrega de produtos controlados, gestão de reserva de armamentos, gestão de documentos e controles de reserva de armamentos, princípios de funcionamento, nomenclatura de peças e componentes e desmontagem e montagem 3 escalão.
O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, fala da importância de capacitar os servidores. “Nossa categoria precisa estar em constante treinamento. O policial penal do Ceará merece ter os melhores equipamentos e capacitações. Capacitar o policial é manter um profissional mais confiante e uma sociedade mais segura”, disse
O policial penal do Grupo de Ações Penitenciárias, Gadelha, fala da importância do curso. “Estou muito feliz em ter participado deste curso, é um momento enriquecedor para minha profissão. Gostaria de agradecer ao secretário Mauro Albuquerque por nos proporcionando inúmeros cursos de qualificação profissional e pessoal. Não posso deixar de citar sobre o corpo docente de instrutores, o professor Sales é referência, não só no Ceará, mas também no Brasil. Nossa expectativa é absorver todo o conhecimento possível para sermos multiplicadores dentro do sistema”, disse.
O armeiro e instrutor de manutenção de armamento e mecânica da empresa Jr Armas, Emanuel Tavares, explica a importância da instrução para os profissionais que trabalham nesse setor. “É importante que todos os policiais conheçam o armamento que manuseiam e que cada unidade tenha um armeiro com conhecimento avançado no assunto. Esse treinamento assegura o uso técnico, aperfeiçoa a operacionalidade, além do zelo com o armamento. Todo esse conhecimento é importante para o usuário de arma de fogo e para manter os padrões administrativos”, atenta.