SAP certifica 50 internos em programa social desenvolvido por voluntários religiosos
9 de dezembro de 2022 - 11:51
A Secretaria da Administração Penitenciária, em parceria com a Igreja Batista Central de Fortaleza, concluiu o programa “Celebrando Restauração” para 50 internos da Unidade Prisional Vasco Damasceno Weyne (UP-Itaitinga5).
O programa visa ajudar pessoas que buscam superar seus vícios, traumas emocionais, maus hábitos e comportamentos destrutivos. A iniciativa desenvolve ações através de grupos reflexivos de ajuda mútua, utilizando a metodologia de 12 passos, fundamentada em 8 princípios bíblicos.
O apoio estimula o processo de responsabilização individual e a perspectiva de reparação dos danos causados, bem como a possibilidade de ressignificação de feridas, apontando para um futuro mais saudável.
O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, ressalta que muitas pessoas mudaram de vida por meio dos projetos. “Tudo que fazemos dentro do sistema prisional é de verdade e com “querência”. Nossa função como Estado é dar condições, mas a transformação é de vocês. Acredito que o ser humano é passível de qualquer mudança e em qualquer tempo. Gostaria que projetos assim atingissem 100% da população carcerária, mas estamos avançando. Esse momento é muito importante, pois mostra que o sistema está em evolução. Aqui não é o fim e sim o recomeço para muitos”, afirma.
A desembargadora do TJCE, Graça Quental, se emociona ao falar sobre a nova realidade dentro das unidades prisionais. “Participar deste evento me deixa cheia de esperança, pois estou vivenciando outra realidade. Entrar nos presídios atualmente me provoca bem estar, pois vejo a mudança de cada interno e no ambiente. Meu sonho é transformar todos os presídios em escolas. Seria o ideal. Nós aprendemos muito com vocês e tudo que vocês aprenderam no programa, constantemente precisamos aprender também na nossa vida”, disse.
O juiz de Direito da 3ª Vara de Execução Penal da Comarca de Fortaleza, Cézar Belmino, parabeniza o programa. “Aproveitem essas oportunidades para crescerem e serem pessoas cada vez melhores. Todos nós, de certa forma, somos iguais, pois viemos de uma única origem: a divina e superior. Todos os dias também tento ser uma pessoa melhor e sei que vocês também conseguem”, concluí.
O pastor da Igreja Batista Central de Fortaleza, Armando Bispo da Cruz, comemora a conclusão do programa. “Gostaria de agradecer ao secretário Mauro Albuquerque por ter permitido esse trabalho dentro das unidades prisionais do Ceará. Ressalto que esse programa não é para ajudar somente os internos, mas também a nós que ministramos. Todos nós temos nossos vícios e precisamos de ajuda em alguma questão. Estou muito feliz do programa estar fazendo parte também das atividades educativas no sistema penitenciário”, disse.
O interno da Unidade Prisional Vasco Damasceno Weyne (UP-Itaitinga5), Francisco Aureliano, agradece pela oportunidade de participar do projeto. “Gostaria de agradecer a todos os voluntários que fizeram parte do programa e que não desacreditaram um só momento na nossa restauração. Espero que outras pessoas tenham a mesma chance que nós tivemos. Aprendi a acreditar em mim, um dia de cada vez e só por hoje. Eu quero mudar e ter uma nova chance na minha vida”, afirma.