Reportagem da FM Assembleia sobre o projeto “Cadeias Produtivas” do sistema prisional cearense é agraciado com Prêmio Gandhi de Jornalismo

15 de dezembro de 2022 - 11:42

A reportagem da rádio FM Assembleia (96,7MHz) sobre “Cadeias Produtivas: O recomeço em presídios”, foi premiada em primeiro lugar no Prêmio Gandhi de Comunicação 2022, na categoria Radiojornalismo.

O trabalho foi coordenado pela jornalista Ian Gomes, com equipe composta por Rafael Luís Azevedo, Ronaldo César e Jorge Luiz Costa Lima. A matéria abordou sobre o projeto “Cadeias Produtivas”, que fala sobre a ressocialização dos internos do sistema prisional do Estado do Ceará, por meio do trabalho formal em empresas instaladas dentro das unidades prisionais do Estado. 

O Prêmio Gandhi de Comunicação é uma iniciativa da Agência da Boa Notícia, Organização Não-Governamental com sede em Fortaleza (CE), criada com o objetivo de destacar os trabalhos que mais contribuem para a Cultura de Paz e divulgar ações do desenvolvimento humano como instrumento da harmonia social.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, comemora o reconhecimento do projeto e da matéria. “É gratificante ver que o projeto virou tema de reportagem e, principalmente, que conquistou uma premiação com o resultado do nosso empenho. Ações assim são importantes para mostrar o sério trabalho que está sendo desenvolvido dentro do sistema prisional com as pessoas privadas de liberdade. Nesse caso, na maciça industrialização das penitenciárias cearenses. É satisfatório ver que através da ressocialização estamos mudando realidades e transformando vidas”, disse. 

A jornalista da rádio FM Assembleia, Ian Gomes, agradece a oportunidade de conhecer o projeto e fala da relevância da reportagem. “Conquistar o prêmio Gandhi tem um sentimento mais amplo, pois é uma forma de mostrar as notícias boas que estão em nosso entorno e muitas vezes desconhecemos. Poder conhecer esse projeto foi um aprendizado gigantesco, pois tive contato com várias pessoas, que por estarem privadas de liberdade, poderiam dizer que seria seu fim, mas todos disseram que ali estava sendo o recomeço. Foi muito enriquecedor conversar com o secretário e com os empresários que acreditaram no projeto. Poder mostrar, através da reportagem, que coisas boas também acontecem, me transborda alegria e esperança. Pois o caminho do jornalismo é esse: que é possível transformar nossa realidade”, afirma. 

Confira reportagem completa: 

 

Cadeias Produtivas

A instalação de empresas dentro das unidades prisionais faz parte do projeto Cadeias Produtivas. Em 3 anos, o programa já recebeu 9 empresas.

As empresas instaladas são: Top London Moda Feminina (confecção de peças de vestuário), Ypioca (confecção de camisas de palha, usadas para revestir a garrafa da cachaça), Malwee (confecção de peças de vestuário), Prot Servis (confecção de roupas profissionais), Sky Beach (confecção de roupas), W.Jota Gráfica e Editora (prestação de serviços em gráfica), Lupo (confecção de peças de vestuário), CWM Alimentação e ISM Alimentação.

O objetivo é oportunizar qualificação e trabalho para todos os internos que cumpram pena dentro do sistema penal. Atualmente, 500 internos estão trabalhando nas empresas instaladas.

Neste projeto, os internos trabalham 40 horas semanais e recebem remição de pena a cada três dias trabalhados. A metade do salário é enviada a família, 25% entra como depósito judicial para benefício futuro do interno em liberdade e os outros 25% retornam ao sistema prisional para investimento em melhoria.

Contato

Empresários ou industriais interessados podem entrar em contato com a Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso no telefone 3101-7714 ou através do e-mail cispe@sap.ce.gov.br