SAP e Biblioteca Pública Estadual do Ceará realizam roda de conversa com internos da unidade prisional Irmã Imelda

15 de dezembro de 2022 - 09:19

A Secretaria da Administração Penitenciária, em parceria com a Biblioteca Pública Estadual do Ceará, realizou o programa “Biblioteconomia em Pauta” com os internos da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda).

Nesta edição, o tema abordado foi “A biblioteca pública e a sua dimensão social: fundamentos técnicos biblioteconômicos como prática cidadã” e contou com a participação das mediadoras de leitura Goreth Albuquerque, Ana Farias, Marcos Rodrigues, além do coordenador de Acervo, Pesquisa e Conhecimento da Bece, Rodrigo Alves Ribeiro.

Na ocasião, foram dadas orientações em torno da relação entre a acessibilidade e as bibliotecas públicas e promoveu a narração de contos de tradição milenar e popular, garantindo às pessoas privadas de liberdade o acesso à leitura e à cultura literária.

A mediadora de leitura da Biblioteca Pública Estadual do Ceará, Goreth Albuquerque, conta sobre a vivência na unidade. “Foi surpreendente, pois encontrei um lugar completamente diferente do que estamos acostumados em ver e pensar sobre espaços de encarceramento. A atividade foi super acolhida e fiquei feliz com a participação espontânea de muitos internos e com as contagens de histórias da parte deles”, afirma.

O interno da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda), João Dias, fala da experiência. “Gosto muito de ouvir histórias e principalmente compartilhar minhas narrações também. É a partir da leitura e do que escrevo que me sinto livre para ir aonde eu quiser. Foi muito bom vivenciar esse momento, espero que se repita mais vezes”, disse.