Desinternados do Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes conhecem Centro Cultural Arena Castelão
3 de fevereiro de 2023 - 09:06
Dando continuidade a agenda social do projeto “Ressocializando com Lazer”, oito desinternados do Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes fizeram uma visita monitorada ao Centro Cultural Arena Castelão.
O passeio tem como objetivo ajudar na ressocialização de internos que já cumpriram sua medida de segurança, mas se mantém na unidade prisional devido a falta de acolhimento familiar.
Na ocasião, estiveram presentes uma equipe de apoio formada por 11 policiais penais, uma terapeuta ocupacional, uma psicóloga, um educador físico, uma enfermeira e a diretora da unidade, Fátima Barroso.
Os internos conheceram a história do futebol cearense e do estádio, além das primeiras peças pertencentes a clubes, como taças, camisas e fotos do Castelão que destacam a evolução do estádio entre as reformas de 1980 e 2001. O museu ocupa uma área de 1.800 m² e possui uma vista privilegiada do campo de jogo.
Em momento de descontração, os internos vestiram a camisa dos times que levam os nomes da capital e estado, Fortaleza x Ceará.
A diretora do Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes, Fátima Barroso, fala sobre a importância do projeto. “Precisamos mostrar para sociedade que essas pessoas estão aptas a retornarem ao convívio. Muitos deles possuem medo e receio de como vão ser recebidos e esse projeto ajuda a amenizar essa insegurança e melhorar cada vez mais a saúde mental de cada um deles”, afirma.
O policial penal do Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes, Ivan Gonçalves, comenta sobre a importância de participar desse projeto. “Depois de muito tempo encarcerados, esses passeios ajudam a trabalhar de forma mais leve a pressão que é retornar no convívio social. Com certeza esse projeto está sendo uma vivência incrível para eles. Sem falar que isso também se estende pro bem-estar dos polícias penais, pois muitos deles também estão tendo a chance de conhecer esses locais e participar da interação”, disse.
O interno desinternado do Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes, Aluízio de Souza, agradece a oportunidade. “Fico feliz quando os policiais nos avisam que iremos fazer um novo passeio. Me sinto muito bem e agradeço por nos proporcionar esses momentos”, atenta.