SAP realiza dia de atividades e celebração em comemoração ao 15º aniversário do Grupo de Ações Penitenciárias

5 de fevereiro de 2023 - 13:35

Na manhã desta sexta-feira (3), a Secretaria da Administração Penitenciária realizou um torneio de tiro em alusão ao 15º aniversário do Grupo de Ações Penitenciárias.

Na ocasião, participaram 53 policiais penais do grupo tático divididos entre tropa e instrutores de tiro. A competição contou com três circuitos eliminatórios, contendo linhas de tiros com uso de pistola .40, submetralhadora SMT .40 e espingarda calibre 12. Os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados com troféus. 

Solenidade 

Como forma de celebrar a dedicação do grupo tático ao sistema prisional cearense, a secretaria preparou uma solenidade especial com a participação de familiares e diversas autoridades na sede do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP).

Na cerimônia, o grupo tático marchou e vibrou um “Charlie Mike” sobre a trajetória da tropa. Em seguida, foram homenageados o secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, com o título de “gapeano” por seu exemplo de compromisso e valorização do agrupamento, a antiga gestora do sistema prisional e atual Defensora Pública Geral do Ceará, Mariana Lobo, pela contribuição e participação efetiva na história do grupo interventor e o coordenador especial da administração penitenciária, Alexandre Leite, por ter sido o fundador e se tornado  “gapeano raiz” com atuação de 15 anos no GAP. 

Além disso, os 124 policiais penais que fazem parte do grupo de intervenção tática do sistema prisional cearense foram homenageados com medalhas de ouro, prata e bronze de acordo com o tempo de sua atuação. 

Ao final da cerimônia, os convidados participaram da inauguração do auditório na sede da categoria e em seguida foi servido um coffe break para todos os presentes. 

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, parabeniza o grupo. “Primeiramente gostaria de parabenizar a todos que participaram do torneio e ressaltar sobre o que a Dra Mariana Lobo falou: a responsabilidade de ressocializar. Eu acredito que nós somos o braço forte da execução penal. Nós conseguimos disciplina e segurança para os internos e aos nossos policiais penais. Lembrem-se: o que vocês fazem, faz a diferença. Muito obrigado! Continuem policiais honrados, trabalhadores, leais e amigos”, afirma. 

A Defensora Pública Geral do Ceará, Mariana Lobo, agradece a homenagem. “Me recordo quando entraram na minha sala três meninos: Alexandre, Adriano e PH com um sonho de atuar integralmente dentro do sistema prisional sem precisar de outra categoria. Foram graças a coragem e ousadia desses três policiais que hoje existe o GAP. O grupo tem muita história pela frente, com uma responsabilidade imensa de fazer a diferença contribuindo com a segurança, com resgate, dignidade dos internos e principalmente escrever uma história de pacificação dentro das unidades prisionais”, disse. 

O diretor do Grupo de Ações Penitenciárias, Paulo Costa, fala sobre a importância de comemorar a data. “Fico muito feliz em ter tido a oportunidade de proporcionar essa celebração aos nossos operacionais e homenagear aos que passaram e aos que se foram. A tropa merece, pois são eles que estão na linha de frente e isso é o mínimo que pode ser feito para valorizar cada um que faz parte do grupo”, atenta. 

A policial penal e primeira mulher interventora avançada do sistema penitenciário do Ceará, Djaine Guerra, se emociona ao falar do GAP. “Eu tô em êxtase e com uma felicidade que não cabe em mim. Mas antes de feliz, estou me sentindo honrada. Pois o GAP tem uma história enorme e eu só tenho 4 anos no agrupamento. Poder fazer parte disso tudo, contribuir e crescer como profissional é muito importante, sem falar na responsabilidade gigante de estar aqui. Servir a sociedade com o GAP é só felicidade”, conclui.