SAP e SPS certificam internas do sistema prisional cearense em cursos de capacitação profissional

31 de março de 2023 - 14:03

A parceria entre Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) e a Secretaria da Proteção Social (SPS) rendeu novas certificações profissionais junto às pessoas privadas de liberdade do sistema penitenciária do Ceará. Em solenidade ocorrida na manhã desta quinta-feira (30), representantes das instituições certificaram 40 internas da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF), em cursos de design de sobrancelhas e depilação.

Os cursos são parte do projeto “Transformando Vidas” que busca, através da parceria entre as duas Secretarias, capacitar profissionalmente pessoas egressas e privadas de liberdade. A iniciativa já qualificou 529 internos e internas e 140 egressos e egressas em diversos cursos nas áreas administrativa, construção civil, estética, mecânica, gastronomia, tecnologia e indústria.

 

A interna Antonieta Girão ressalta a oportunidade e comenta sobre a sucessão de ações promovidas pela unidade para ressocializar as internas. “Estou aqui há 6 meses e nesse período já tive a possibilidade de realizar dois cursos de capacitação profissional. As qualificações trazem remição de pena e ainda nos ajuda a uma colocação quando sairmos do cárcere. Uma chance real para reconstruir a minha vida e da minha família. As chances aqui sempre aparecem e vou agarrar todas que puder”, enfatiza.

 

A coordenadora da coordenadoria de inclusão social da Secretaria de Proteção Social, Jéssica Sousa, comenta sobre a importância do projeto “Transformando Vidas”. “Tinha experiências anteriores no sistema prisional. É muito gratificante estar aqui hoje, testemunhar a forte mudança de cenário e, mais que observar, contribuir com a nova realidade de oportunidade e ressocialização dessas pessoas”, atesta.

O secretário executivo da SAP, Rafael Beserra, reitera os esforços da Pasta para ressocializar as pessoas egressas e privadas de liberdade em larga escala. “A certificação de hoje representa mais uma ação da SAP nesse esforço cotidiano de seus servidores e colaboradores, em fazerem do Ceará, uma referência nacional no trabalho de ressocialização. Educação, capacitação e trabalho é nosso mantra diário. A Lei de Execução Penal sendo executada com rigor e humanidade”, afirma.