Egressos realizam mutirão de limpeza na sede da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Raul Tavares Cavalcante

12 de abril de 2023 - 21:50

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), promove mutirão de limpeza na sede da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral da cidade de Itaitinga, Raul Tavares Cavalcante, com serviços de capinagem e roçagem.

Mais do que limpeza e revitalização em espaços públicos e instituições, o trabalho significa recomeço. Cerca de doze egressos do regime aberto e semiaberto, participam da ação e podem sentir na prática a reinserção social por meio do trabalho.

O coordenador de Educação do Sistema Penitenciário, Rodrigo Moraes, comenta sobre a iniciativa. “Essa ação é uma mistura de gratidão, parceria e oportunidade para nós que promovemos educação em prisões. Pois além de desenvolver atividades intramuros como alfabetização e escolarização elevada onde os internos conseguem recomeçar sua vida, hoje estamos tendo a oportunidade de auxiliar a escola Raul Tavares com muitos deles que já foram nossos alunos. É gratificante ver a satisfação de cada um em poder contribuir com a educação que um dia transformou seu caminho. A SAP não medirá esforços para transformar a vida dessas pessoas dentro e fora do sistema prisional. Essa parceria com a Seduc só reforça e fortalece ainda mais o objetivo maior que é salvar vidas através da educação”, disse. 

A diretora da EEMTI Raul Tavares Cavalcante, Delma Cordeiro, se sente grata pelo trabalho desenvolvido pelos egressos. “É muito gratificante ver projetos que trabalham a reintegração social de internos e egressos do sistema prisional com ações que contribuam para melhorias nas comunidades. Com esse período chuvoso, o matagal cresceu bastante e com esse mutirão de capinagem e roçagem, vai trazer de volta a beleza e limpeza ao redor da nossa escola. Mas o que mais me chamou atenção foi o olhar de gratidão e satisfação dos meus alunos, pois eles conseguiram  ver que é possível transformar essas pessoas através de iniciativas como essas”, disse. 

O egresso, Mateus Pereira, se emociona ao falar sobre o trabalho. “Me sinto muito abençoado de estar tendo a oportunidade de ser útil e de ajudar de alguma forma. Estou feliz com o trabalho e é gratificante poder ver que o serviço que estamos prestando está sendo reconhecido e mostrado para a sociedade”, afirma. 

EEMTI Raul Tavares Cavalcante  

A EEMTI Raul Tavares Cavalcante está localizada no município de Itaitinga, sendo designada para atender, exclusivamente, à demanda de ensino médio em tempo integral.

O estabelecimento de ensino faz parte da estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. 

A oferta educacional possui corpo docente formado por 29 professores,  um diretor, dois coordenadores, um assessor financeiro e sete funcionários, contando com o quantitativo de 379 alunos, distribuídos em 10 turmas.