Palestra leva conscientização sobre combate à violência contra a mulher para internas da unidade feminina Auri Moura Costa

16 de abril de 2023 - 17:00

As internas da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF) participaram de uma palestra com o tema “Violência Contra a Mulher”. A apresentação foi ministrada pela policial penal e diretora da unidade, Socorro Matias. A iniciativa tem como objetivo conscientizar as mulheres privadas de liberdade sobre a gravidade e consequências da violência contra a mulher em âmbito familiar, individual e social.

Na ocasião, foram abordados os temas sobre o que é a violência doméstica, relacionamento abusivo,  os índices de violência doméstica nos dias atuais e as formas de crime contra a mulher: violência moral, psicológica, física e sexual. De forma dinâmica, as participantes tiveram a oportunidade de conversar sobre os temas, sanar dúvidas, favorecendo a reflexão crítica sobre o assunto.

A diretora da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF), Socorro Matias, ressalta a importância de abordar esse tema. “É gratificante abordar esse tema para as internas, pois o assunto gera reflexão e consciência sobre suas experiências interpessoais. Nosso intuito é criar rodas de conversas com mais frequência e de assuntos que sejam importantes para cada uma delas. Hoje estão na condição de internas, mas acima de tudo, são mulheres e a violência contra a mulher é um assunto que precisa ser discutido e abordado para todas ”, disse.

A interna da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF), Natal Nunes, comenta sobre a palestra. “Foi muito legal conversar sobre esse tema, pois acabei me identificando com algumas vivências que se encaixaram como violência. Além disso, hoje sei que os direitos são iguais e que muitas coisas dependem de mim para evitar. Ter conhecimento sobre esse tema me ajuda a criar mais coragem e segurança para escolher melhor os meus relacionamentos e de qual maneira tenho direito e dever de ser tratada”,afirma.