Secretarias da Administração Penitenciária e do Meio Ambiente promovem capacitação sobre arborização para internos da Unidade prisional da Pacatuba

20 de maio de 2023 - 09:17

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), promoveu o curso de arborização em ambientes urbanizados para internos da Unidade Prisional Francisco Hélio Viana de Araújo (UP-Pacatuba). O curso foi ministrado pelo técnico da Célula de Políticas de Flora da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), Christopher Morais. 

A capacitação tem como foco a ressocialização por meio do fomento ao trabalho, geração de renda e capacitação profissional para pessoas privadas de liberdade.

O curso abordou diversos assuntos como vantagens de se plantar árvores; as legislações que protegem o meio ambiente; o que são espécies nativas, exóticas e exóticas invasoras; como e onde plantar levando em consideração fiação, espaçamento (postes, placas, entre espécies etc.); quais plantas são indicadas para plantio por porte de altura (pequeno, médio, grande porte e palmeiras); os instrumentos legais que trazem a listas dessas espécies, como o Manual de Arborização de Fortaleza, a Instrução normativa 05/2021 – Lista de espécies recomendadas para ações de florestamento e reflorestamento no Estado do Ceará –, bem como a Portaria 155/2022, que trata sobre a espécies exóticas invasoras.

Na ocasião, os internos tiveram um momento de debate para discutir sobre os conhecimentos abordados e também para discutir sobre  os usos de espécies nativas, a supervalorização de espécies exóticas e a problemática do besouro-metálico, que ataca plantas como a monguba e a paineira. 

O técnico da Célula de Políticas de Flora da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), Christopher Morais, fala sobre a parceria. “Os internos demonstraram bastante interesse na temática, fazendo questionamentos e trazendo discussões pertinentes. A parceria tem sido bem efetiva, pois os conteúdos ministrados, sobre horta, produção de mudas e arborização têm sido demonstrados de formas práticas que podem ser usadas no mercado de trabalho. É uma experiência excelente, pois é uma troca de conhecimento, onde eles passam as experiências e consigo complementar os conteúdos”, afirma. 

O idealizador do projeto e policial penal da Unidade Prisional Francisco Hélio Viana de Araújo (UP-Pacatuba), Elmas Rodrigues, ressalta a importância do curso para os internos. “O curso de arborização, plantio e horta nos espaços públicos do estado é importante, tanto para o meio ambiente como para vida dos cidadãos cearense, pois temos que cuidar da nossa flora local. Com o curso ofertado pela SEMA , grande parceira da UP Pacatuba, estamos elevando e renovando o nível de ressocialização no sistema penal cearense. É de suma importância a ressocialização da pessoa reclusa, pois ela vai voltar a sociedade e ingressar no mercado de trabalho com certificação profissional”, disse.

O interno da Unidade Prisional Francisco Hélio Viana de Araújo (UP-Pacatuba), Paulo Roberto Marinho, agradece pela oportunidade. “Estou muito feliz e orgulhoso, pois essa parceria pode me proporcionar um futuro melhor. Esse curso está me tornando um cidadão novamente, onde poderei trabalhar pra ter minha renda, ter uma profissão e reconquistar a minha dignidade”, afirma.