SAP e SPS certificam internos e internas da unidade prisional Irmã Imelda em cursos de capacitação profissional

22 de maio de 2023 - 09:48

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS), promoveu novas certificações em diversos cursos de capacitação profissional aos internos da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda) do sistema prisional do Ceará. 

Na solenidade estiveram presentes o secretário executivo da proteção social, Paulo Guedes, a gestora do núcleo de iniciação profissional da secretaria da proteção social, Luciene Guimarães e os coordenadores de inclusão social da secretaria da proteção social, Robson Veras e Jessica Sousa, coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso, Cristiane Gadelha e a diretora da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda), Ilana Ferro. 

Os cursos fazem parte do projeto “Transformando Vidas” que tem como objetivo capacitar profissionalmente pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional. Na ocasião, foram certificados 38 internos, sendo 18 no curso de cabeleireiro unissex e 20 no curso de manicure e pedicure. 

Ao todo, foram beneficiados 529 internos e internas em 10 unidades prisionais, nas áreas de manutenção predial, pintura e textura em parede, gesseiro, mecânico de motores e de motocicletas, culinárias, embalagem para presentes e na área de beleza. Além disso, cerca de 140 egressos já foram certificados em áreas como auxiliar administrativo, recepcionista, técnicas de vendas, informática e design de sobrancelhas.

A coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso, Cristiane Gadelha, fala sobre a importância da parceria. “Essa parceria é fundamental para ajudar a construir um futuro melhor para os internos do sistema prisional. Os cursos oferecidos são da área de empreendedorismo, o que facilita as oportunidades de abrir seu próprio negócio quando conquistarem a liberdade. É gratificante ver a esperança de cada um deles em trilhar novos caminhos através da capacitação”, afirma. 

O secretário executivo da proteção social, Paulo Guedes, fala sobre o trabalho do policial penal e novos cursos de qualificação profissional. “O trabalho dos policiais para tornar tudo isso possível é regado de empenho e humanização. Gostaria de ressaltar o compromisso do nosso governador Elmano de Freitas por nos disponibilizar mais cursos profissionalizantes para reformular o projeto “Transformando Vidas”, aumentando as ações para os internos e principalmente para os egressos do sistema prisional para que eles possam ter uma nova oportunidade lá fora. Vamos trabalhar cada vez mais a qualificação profissional. Nós acreditamos muito que educação e capacitação podem transformar o mundo que tanto desejamos ter”, afirma. 

O interno da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda) , Wilton Cesar, comenta como se sente de ter tido a oportunidade de se profissionalizar. “Me sinto muito grato por ter a oportunidade de me profissionalizar, pois sei que essa realidade ainda não é para todos. Já participei de outros cursos pelo SENAC e agora estou complementando meus conhecimentos através deste projeto. Essa capacitação abriu minha mente para novas possibilidades e escrever uma nova história”, disse.