Policiais Penais conquistam medalha de ouro na categoria faixa branca, azul e preta em campeonato de jiu-jitsu promovido pela Polícia Militar do Ceará

28 de maio de 2023 - 08:00

A Copa “Raça de Fortes” de jiu-jitsu, evento esportivo realizado pela Polícia Militar do Ceará em alusão ao aniversário de 188 anos da corporação, teve entre os primeiros colocados, os policiais penais lotados na Unidade Prisional Professor José Jucá Neto (UP-Itaitinga3), Bruno de Aguiar Muniz e Yuri José Da Silva Santos e o policial penal da Unidade Prisional de Acopiara (UP-Acopiara), Itallo de Pádua Oliveira Saldanha. O servidor Bruno venceu em primeiro lugar na categoria faixa preta até 85kg – peso médio e o policial Yuri venceu em primeiro lugar na categoria faixa azul até 95kg – peso pesado. Já o servidor Bruno, venceu em primeiro lugar na categoria faixa branca até 85kg.

O evento aconteceu no Ginásio da Federação Cearense de Karatê e contou com a participação de todos os profissionais de organizações de segurança pública. O campeonato faz parte de uma extensa programação de comemoração em alusão ao aniversário da PMCE, que teve início na última quarta-feira (17) e segue até o próximo dia 26.

A ação visa a prática do esporte, a promoção do respeito, da disciplina e da saúde física e mental dos participantes, além de trabalhar a integração entre as forças de segurança pública co-irmãs. 

O policial penal cearense, Bruno Muniz, comemora a conquista do pódio. “Gostei muito de ter participado desse evento de jiu-jitsu voltado para área de segurança pública. Pois foi a oportunidade de elevar o nome da minha categoria polícia penal, onde fiz a estreia da minha faixa preta e obtive êxito na categoria até 85kg . Essa arte marcial faz parte da minha vida e possibilita superar desafios inerentes da vida pessoal e profissional”, disse. 

O servidor penal, Yuri Santos, comemora a conquista. “Tive a honra de subir ao pódio em primeiro lugar na minha categoria, onde consegui colher os frutos que foram e estão sendo plantados nos dias de treino. Desde os meus 17 anos pratico a arte marcial e aprendi com o esporte a ter disciplina, senso de humanidade e respeito ao próximo. O Jiu-jítsu é minha válvula de escape contra a ansiedade e o estresse da rotina diária na vida pessoal e no trabalho, pois me ensina sobre ser resiliente. Graças ao esporte aprendi a pensar sob pressão e ter a capacidade de ser resolutivo em situações profissionais que exigem maior concentração e rapidez. Gostaria de agradecer a PMCE por proporcionar esse momento de integração entre as forças co-irmãs”, afirma.

O policial penal, Itallo de Pádua, fala sobre a conquista. “Fiquei muito feliz em ter participado e ganhado essa competição representando a categoria. O jiu-jitsu é uma arte marcial incrível que tem tudo a ver com a nossa profissão, pois envolve muito comprometimento, inteligência emocional, garra, preparo, entre outras características inerentes a polícia penal”, disse.