SAP recebe visita institucional de gestores do Shopping RioMar Fortaleza para conhecer projetos de ressocialização dos internos e internas do sistema prisional cearense

29 de maio de 2023 - 17:03

O Shopping RioMar Fortaleza, através do Quiosque Solidário, comercializou o artesanato produzido por pessoas privadas de liberdade do sistema prisional cearense durante todo o mês de maio.

Para mostrar, na prática, como funciona a capacitação e o trabalho desenvolvido pelos internos e internas dentro do artesanato, através do projeto “Arte em Cadeia”, a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização recebeu visita institucional dos gestores do Shopping RioMar Fortaleza.

A comitiva foi composta pelo superintendente do RioMar Fortaleza, Gian Franco, a coordenadora de relações institucionais RioMar, Juliana de Fátima, o coordenador Instituto JCPM, Edgard Cruz e a educadora social, Luciana Silva. A visita foi acompanhada pelo secretário executivo de planejamento e gestão interna, Álvaro Maciel, pela diretora da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF), Socorro Martins e pelo policial penal e articulador de políticas de ressocialização da coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, Alexandre Pirajá.

A comitiva visitou a Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF). No primeiro momento,  os representantes trocaram informações relevantes sobre o modelo gerencial do sistema prisional e o que vêm sendo realizado dentro da unidade penal feminina, onde possui 100% das internas em ações de ensino, capacitação e trabalho.

Na ocasião, os visitantes conheceram os protocolos de segurança, a padronização de procedimentos, as mudanças estruturais da unidade, além dos projetos de reintegração social das internas como salas de aulas, espaços de cursos de capacitação profissional, artesanato e oficinas.

Durante a visita, o grupo foi recebido com uma apresentação musical feita pelas internas que fazem parte do projeto de música, “Coral Vozes da Liberdade” e do projeto de violão, “Acordes para a Vida”.

O secretário executivo de planejamento e gestão interna, Álvaro Maciel, ressalta a importância da visita de parceiros no sistema prisional. “Muitas parcerias abraçam o nosso trabalho, mas não fazem ideia de como funciona na prática. É fundamental que as pessoas vejam de perto como desenvolvemos os projetos e que com essa experiência entendam o porquê a nossa motivação é contínua.  Espero que mais visitas assim aconteçam e que novas parcerias se juntem a nós em prol do mesmo objetivo: transformar vidas através do estudo, capacitação e trabalho. O que falta para essas pessoas é oportunidade e como Estado estamos aqui para ajudar a mudar essa realidade”, disse.

O superintendente do RioMar Fortaleza, Gian Franco, fala sobre a experiência de conhecer os projetos e o funcionamento da unidade. “Conhecer o Programa Arte em Cadeia foi uma experiência diferenciada porque percebemos um trabalho cheio de talento e compromisso, contribuindo para o processo de ressocialização das internas”, conclui.