Mais de mil internos do sistema prisional cearense participam da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

31 de maio de 2023 - 12:17

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização acredita que a educação é uma das vertentes fundamentais para o processo de reinserção social dos internos do sistema prisional cearense. Através da sua Coordenadoria de Educação, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, a SAP tem transformado vidas e projetado novas perspectivas de vida às pessoas privadas de liberdade. 

Com o objetivo de estimular a ressocialização através do conhecimento, internos do sistema prisional do Estado do Ceará participaram da primeira fase da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que aconteceu nesta terça-feira (30). A Obmep acontece em duas fases. A primeira é composta por uma prova múltipla escolha de 20 questões e a segunda, por uma prova discursiva de seis questões. Após o levantamento das pontuações, se houver aprovação, os participantes seguirão para a segunda fase.

Neste ano, 1080 pessoas privadas de liberdade de 12 unidades prisionais, entre internos e internas da Região Metropolitana e interior, participaram da competição. O número de internos inscritos na olimpíada cresceu 35% neste ano de 2023, em relação ao ano passado. Foram 800 internos inscritos, ou seja, 280 a mais que em 2022. 

A ação é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a maior competição científica do país, que reúne instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas. São mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, explana a importância da participação dos internos na olimpíada. “Conhecimento é uma riqueza que ninguém tira de nós. A educação tem um poder transformador. Os internos que estão tendo a oportunidade de participar estão entrando em contato com o mundo intelectual e construindo sua cidadania. Através dessas olimpíadas e provas educacionais descobrimos vários talentos, além de valorizar os internos e cumprir nossa meta no processo socioeducativo no sistema prisional. Gostaria de agradecer mais uma vez por essa sinergia e apoio da Secretaria da Educação e do nosso governo do Estado por fazer essa realidade possível”, disse. 

O secretário executivo da equidade, direitos humanos, educação complementar e protagonismo estudantil da Secretaria de Eduucação, Helder Nogueira, acredita que a educação transforma vidas. “O trabalho que está sendo desenvolvido pelo secretário Mauro é de muita esperança, pois podemos perceber que a estrutura física tem características de muita dignidade, organização e disciplina. A possibilidade de aprendizagem dos nossos estudantes é gigante. No final das contas os internos são nossos alunos da rede estadual da educação básica do Ceará nas unidades prisionais. A Olimpíada é mais uma oportunidade desse universo de esperança que nós queremos seguir aprofundando em ampliar os horizontes dos internos para que se ressocializem no futuro. Queremos investir fortemente nesse processo educativo e pedagógico sob liderança da nossa secretária Eliana Estrela e do nosso governador Elmano de Freitas”, afirma. 

O interno da Unidade Prisional de Ensino, Capacitação e Trabalho de Itaitinga, João Alves Lima, agradece a oportunidade. “Participar dessa olimpíada é um resgate de sonhos que foram perdidos quando vim parar no sistema prisional. A educação é muito importante para conquistar nosso direito de cidadania novamente. Além disso, é nossa chance de mostrar pra sociedade, que mesmo reclusos, somos dignos de trilhar um novo caminho, através dos estudos e da capacitação profissional”, disse. 

 

Comitiva da Secretaria de Educação visita obra da primeira Escola de Educação Profissional em Tempo Integral do sistema prisional brasileiro

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização recebeu visita técnica do corpo docente dos professores da Escola Estadual responsável pela educação em prisões na Região Metropolitana de Fortaleza e de representantes da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, para inspecionar as obras da primeira Escola de Educação Profissional na Unidade Prisional de Ensino, Capacitação e Trabalho de Itaitinga. 

A escola será instalada dentro do sistema prisional, onde terão turmas do Ensino Médio integradas à Educação Profissional Técnica de Nível Médio. A iniciativa visa ampliar a oferta educacional direcionada aos internos, integrando atividades formais, não formais e profissionais.

A Seduc ficará responsável nas questões pedagógicas, administrativas e financeiras necessárias para a oferta da educação e preparação para o trabalho. Já a SAP vai disponibilizar o espaço e a estrutura organizacional da unidade prisional para que as aulas aconteçam.

A comitiva foi recebida pelo secretário executivo de planejamento e gestão interna, Álvaro Maciel, pelo diretor da Unidade Prisional de Ensino, Capacitação e Trabalho de Itaitinga, Rafael Mineiro, e pelo coordenador da educação da SAP, Rodrigo Moraes. 

Na ocasião, a comitiva conheceu os internos responsáveis pela obra no estabelecimento penitenciário onde está sendo feita a construção da unidade de ensino. Além disso, também visitaram os espaços administrativos da unidade prisional, as empresas instaladas e as salas de aulas onde ocorrem as atividades educacionais.