Secretário Mauro Albuquerque ministra palestra para alunos do curso de direito do Centro Universitário Estácio do Ceará

2 de junho de 2023 - 11:28

O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, proferiu a palestra magna “Atual gestão do sistema prisional no Ceará com foco na ressocialização e no respeito aos direitos humanos” para a turma de alunos do curso de direito do Centro Universitário Estácio do Ceará, no campus Parangaba.

Na abertura do encontro, que reuniu 150 alunos, o titular da Pasta falou sobre sua trajetória de liderança no sistema prisional cearense, além de mostrar as novas práticas e procedimentos aplicados nas rotinas dentro das unidades para combater o crime organizado no Estado, bem como a política de larga escala nos projetos de educação, capacitação e trabalho para as pessoas privadas de liberdade.

O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, agradeceu o convite. “É muito importante que os alunos tenham conhecimento sobre a atual realidade que o sistema prisional do Estado está promovendo para as pessoas privadas de liberdade. Além de alunos, são cidadãos e futuros formadores de opinião. Essa palestra vai ajudá-los a compreender que é possível mudar a vida desses internos através das leis de execução penal e promovendo os direitos humanos através de ações de ressocialização nas três principais frentes: ensino, capacitação e trabalho”, afirma. 

A coordenadora do curso de direito do Centro Universitário Estácio do Ceará, Eveline Castro, fala sobre a importância de debater sobre o sistema prisional para os alunos. “Nosso alunos possuem um interesse grandioso pelo direito penal. É a primeira paixão do estudante de direito. Por isso eles possuem muitas dúvidas e curiosidade nessa área. Como coordenadora do curso acho fundamental trazer uma proximidade com assuntos relevantes e uma complementação da sala de aula. Enquanto profissional essa palestra vai trazer um engrandecimento curricular, por que eles vão conseguir atrelar o conhecimento teórico a prática”, conclui. 

A aluna de direito do Centro Universitário Estácio do Ceará, Alessandra Duarte, se sente surpresa com a atual gestão do sistema. “Essa palestra foi enriquecedora de conteúdo. Não tinha ideia que o sistema prisional funcionava dessa forma e que tinha tanto projeto voltado para ressocialização das pessoas privadas de liberdade. Pelo que eu leio e o pouco que eu entendo, o sistema prisional brasileiro é problemático e, com a gestão do Mauro, conseguimos ver que é possível fazer diferente e mudar essa realidade”, conclui.