29 policiais passam em Teste de Aptidão Física (TAF) e se classificam para I Curso de Operações com Cães em Ambiente Prisional
2 de julho de 2023 - 11:19
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, através da Escola de Gestão Penitenciária do Estado do Ceará (EGPR), realizou o Teste de Aptidão Física (TAF) do I Curso de Operações com Cães em Ambiente Prisional.
Dos 33 agentes que participaram dos testes, apenas 29 passaram com êxito e foram classificados para iniciar a capacitação.

Os inscritos passam por duas etapas. Na primeira etapa, os candidatos participam do Teste de Aptidão Física (TAF), onde fazem exercícios de: Teste de Barra Fixa, Teste de Flexão de Braços, Teste de Abdominal e Teste de Corrida de 12 minutos. Além disso, no Teste de Aptidão com Cães, os inscritos passaram por avaliação de três demonstrações: forma de carregar o cão, procedimento de segurança de entrada e saída do box com o cão e forma correta da colocação e travamento de colar de elo liso no cão.
A capacitação começa dia 17 de julho e segue uma jornada de 20 dias. O curso visa capacitar policiais penais e outros servidores da segurança pública para atuar com auxílio de cães de trabalho em diversas modalidades como controle, segurança internas e externa, bem como proporcionar informações e conhecimentos em treinamentos de cães para atividades policiais como: comportamento canino, fisiologia canina, necessários à implantação e manutenção do emprego de cães nas unidades do sistema penitenciário do Estado do Ceará.

A coordenadora da Escola de Gestão Penitenciária do Estado do Ceará (EGPR), Tereza Castro, fala sobre a importância da capacitação para os profissionais. “A escola fica muito feliz em participar de mais uma seleção de um grupo especializado. O objetivo desse curso é selecionar pessoas que irão ampliar o quadro de cachorreiros para trabalhar no nosso canil que está em fase final de construção. A adesão foi muito boa e fiquei bastante contente de que grande parte dos participantes conquistaram passar com êxito nessa fase inicial do processo”, disse.
O policial penal da Unidade Prisional de Triagem e Observação Criminológica (UP-TOC), Gustavo Freire, comemora ter passado com sucesso na primeira etapa do curso. “Desde o primeiro curso de condutores de cães em ambiente prisional fiquei muito motivado para bancar essa etapa do teste de aptidão física que vai me capacitar para fazer o curso de cinotecnia. Me dediquei bastante, foquei e treinei para conquistar com êxito essa etapa. Para minha profissão é uma capacitação de um grupamento especial no qual eu me identifico bastante e tenho vontade de fazer parte e operar com cães. Já tenho 16 anos no sistema penal e esse curso veio como uma motivação a mais para adquirir conhecimento e seguindo novos rumos”, afirma.
A policial penal da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF), Roberta de Alcântara, se sente grata pela oportunidade. “Está sendo gratificante participar de mais uma nova etapa do curso de condução de cães. Graças a Deus conclui esse teste com sucesso, me preparei e conquistei mais um desafio. Gostaria de agradecer a secretaria por nos proporcionar esse curso. Com certeza vai ser uma experiência incrível e irá acrescentar muito na nossa carreira profissional”, conclui.