SAP promove curso de inglês para internas da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa através de parceria com escola de línguas

19 de julho de 2023 - 15:49

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, em parceria com a Gled Internacional Education, iniciou cursos de inglês para as internas da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF). A parceria é pioneira no sistema prisional cearense e formará a primeira turma do curso de inglês com 20 internas, que aprenderão, de maneira prática, as primeiras expressões da língua inglesa. 

As aulas ocorrem de segunda à sexta, dividida em aulas presenciais e online em plataforma digital. O objetivo é ensinar e desenvolver a proficiência das alunas no idioma em conversação, compreensão oral, escrita e leitura. 

A GLED é uma escola de educação internacional que visa assessorar gestores, coordenadores, professores e estudantes para seu desenvolvimento pessoal e profissional, através de programas acadêmicos, esportivos, culturais e profissionais do inglês.

A diretora da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa, Socorro Matias, comenta sobre a ação. “É importante, acima de tudo, com a educação e o conhecimento fazer com que quebre-se certos paradigmas. O curso de inglês vem para mostrar que a capacitação vai além das tarefas primárias. Hoje está sendo dado oportunidades para que internos e internas do sistema prisional cearense possam aprender multitarefas para conquistarem boas colocações e, de forma mais digna, voltarem à sociedade”, disse.

O professor da Gled Internacional Education, Régis Lima, fala sobre a experiência de estar ensinando dentro do sistema prisional. “Estamos com esse novo desafio de levar o conhecimento da língua inglesa dentro dos presídios. A experiência é incrível. Muito gratificante. O que me chama mais atenção é a motivação delas. Nossa plataforma é bem dinâmica e interativa, pois nosso objetivo principal é que elas saiam daqui com uma boa fala e escuta do idioma. Esse curso vai abranger futuramente para elas em qualquer área  do mercado de trabalho. Senti um retorno muito bom das alunas e a cada dia  vejo a alegria e satisfação em estarem tendo essa oportunidade de aprendizagem através da nossa plataforma”, afirma. 

A aluna da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa, Kilvia Fernandes, se emociona ao falar da oportunidade. “Estou muito feliz e entusiasmada, além de estar me sentindo privilegiada pela oportunidade. Só tive contato com a língua inglesa na época do colégio, mas o meu primeiro contato em formato de curso foi aqui na unidade. Penso que no meu futuro o inglês vai acrescentar no meu currículo, além de me dar um diferencial no mercado de trabalho. Com certeza terei novas oportunidades. Espero adquirir bastante conhecimento e conseguir extrair o máximo de informações na plataforma. Meu sentimento é de gratidão e darei o meu máximo para me tornar uma pessoa fluente no idioma”, atenta.