SAP recebe visita técnica de policiais penais da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte
24 de julho de 2023 - 16:47
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização recebeu visita técnica de policiais penais da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte para conhecer o modelo gerencial do sistema prisional cearense e fortalecer a integração entre os Estados.
O encontro teve como objetivo apresentar o aspecto organizacional da secretaria e o modelo de gerenciamento das unidades prisionais que fez do sistema penitenciário do Ceará uma referência nacional. Além de mostrar a rotina de trabalhos implementados com os policiais penais e os projetos de reintegração social dos internos.
No primeiro momento, o secretário executivo da administração penitenciária, Rafael Beserra e o secretário executivo de planejamento e gestão interna, Álvaro Maciel, se reuniram com a comitiva e apresentaram os trabalhos da gestão. Além disso, também foi detalhado os protocolos de segurança, a padronização de medidas, as mudanças estruturais dos estabelecimentos penitenciários, os projetos de ressocialização dos internos como salas de aulas, espaços de cursos de capacitação profissional, artesanato, oficinas, as empresas instaladas e os procedimentos implementados no Ceará para melhorar o sistema carcerário do Estado.
Na ocasião, a comitiva visitou a Unidade Prisional Vasco Damasceno Weyne (UP-Itaitinga5), a Unidade Prisional de Ensino, Capacitação e Trabalho de Itaitinga (UPECT-Itaitinga), a Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF), além da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda). Os integrantes puderam conhecer, na prática, tudo que foi apresentado anteriormente pelos gestores da SAP.
A visita foi acompanhada pelo secretário executivo de planejamento e gestão interna, Álvaro Maciel, o coordenador de Educação do Sistema Penitenciário (CESPE), Rodrigo Moraes e a coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso, Cristiane Gadelha.
O secretário executivo de planejamento e gestão interna, Álvaro Maciel, fala sobre a importância da visita de secretarias de outros estados para apresentar o trabalho desenvolvido no Ceará. “É fundamental essa troca de conhecimentos, pois o que estamos desenvolvendo aqui, pode ser implementado em outros estados. Nossas principais frentes são ensino, capacitação e trabalho que podem mudar a realidade e o rumo de outros sistemas prisionais pelo País. Ao mesmo tempo que compartilhamos as boas práticas, também aprendemos. Estamos em constante processo de aprendizagem. Precisamos avançar cada vez mais”, disse.
A policial penal e diretora do Complexo Penal Dr João Chaves do Rio Grande do Norte, Rafaela Moura, comenta sobre a visita. “O Ceará tem sido visto hoje como referência nacional e com essa visita estamos buscando implementar e ampliar alguns serviços que já temos em algumas unidades. Me surpreendi positivamente. Já sabíamos que o trabalho era muito bom, mas superou minhas expectativas”, afirma.