Secretário Mauro Albuquerque participa de evento internacional sobre inovações digitais e institucionais na gestão penitenciária na República do Panamá
28 de julho de 2023 - 16:45
O secretário da administração penitenciária e ressocialização do Estado do Ceará, Mauro Albuquerque, participou do “terceiro diálogo” regional sobre inovações digitais e institucionais na gestão penitenciária com foco na reabilitação de pessoas privadas de liberdade, na República de Panamá.
O evento foi organizado pelo Governo Nacional com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), onde foram convidados representantes da Bélgica , Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Paraguai, Estados Unidos, Uruguai e Panamá.
Durante o primeiro dia de diálogo, foram discutidos temas sobre os processos de transformação digital nos sistemas prisionais de países da região e de outras regiões, adotando tecnologias digitais em seus sistemas prisionais e de liberdade condicional, para melhorar sua eficácia e gestão, com foco em reabilitação e reintegração de pessoas em conflito com a lei. Além disso, também foram abordados outros elementos-chave na modernização da gestão penitenciária, como a importância da profissionalização contínua dos agentes penitenciários, a adoção de padrões internacionais de infraestrutura prisional e a educação como elemento-chave para uma efetiva reabilitação das pessoas privadas de liberdade e a importância da cibersegurança no ambiente prisional.
Na ocasião, o titular da pasta do Estado do Ceará apresentou o aspecto organizacional da secretaria e o modelo de gerenciamento das unidades prisionais que fez do sistema penitenciário do Ceará uma referência nacional. Além de mostrar a rotina de trabalhos implementados com os policiais penais e os projetos de ressocialização em larga escala para as pessoas privadas de liberdade. Mauro também expôs os altos investimentos em tecnologia para contribuir no trabalho de inteligência policial no combate ao crime.
O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, fala sobre a representatividade do Ceará no evento. “Estou muito satisfeito com a troca de informações e experiência com outras regiões durante esses dias. É fundamental conhecer o funcionamento de outros países, pois sempre conseguimos aprender e absorver boas dicas. É importante ressaltar que o sistema prisional do Ceará virou referência nacional pelo ininterrupto esforço dos nossos profissionais. Estamos colhendo bons resultados e nada mais justo do que compartilhar nossas práticas e ações para outros sistemas prisionais”, afirma.
Para o ministro de Governo, Roger Tejada Bryden, é importante que todos unam esforços para buscar a construção de um novo modelo de gestão prisional, contemplando ferramentas de nível superior e tecnologia que possa ser adequada às equipes locais que atuam diariamente nos sistemas prisional e penitenciário regional. “Nossas respostas humanitárias e de saúde são políticas abrangentes, assim como as políticas de ressocialização”, disse.