Secretário Mauro Albuquerque ministra aula inaugural do I Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário do Estado de Sergipe
23 de setembro de 2023 - 11:54
O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, ministra aula inaugural do I Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário (CIRRC), com a palestra ‘História da Intervenção Prisional e Procedimentos de Segurança’, no no Auditório do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc).
Com duração de 20 dias, entre aulas teóricas e práticas, a formação tem como objetivo capacitar os policiais do sistema prisional de Sergipe e de outras unidades federativas para atuação na solução de conflitos no interior das unidades prisionais e desempenhar, de forma mais efetiva, procedimentos e técnicas adequadas em circunstâncias adversas, como rebeliões, motim generalizado, entre outras práticas.
Representando o Estado, o secretário de Governo, Cristiano Barreto, falou sobre o curso. “Essa formação já traz um histórico, uma marca, pois se trata da primeira capacitação realizada pelo Governo do Estado nessa área de atuação rápida em recinto carcerários. Trouxemos inclusive pessoas de outros estados para qualificar, em alto nível, os nossos policiais penais. Não adianta investir apenas em equipamentos, em aparelhar o sistema prisional, se não temos homens e mulheres qualificados para a intervenção e realização das ações necessárias no momento oportuno. É necessário que todos estejam preparados não apenas para garantir a integridade física dos internos, como também da integridade física dos familiares e dos próprios servidores que trabalham dentro das unidades prisionais”, destaca.
O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, enfatiza a importância da integração entre as forças policiais de todo o país. “Essa união e diálogo entre as secretarias acabam sendo de fundamental importância, pois é essa parceria existente que permite que cursos como esse aconteçam não apenas em Sergipe, como em outras unidades federativas do Brasil. Vocês estão aqui para fazer a diferença. Para tanto, é imprescindível que deem o melhor de si nesse momento, pois nada se consegue sem trabalho, sem empenho, sem esforço. Tudo requer sacrifício. Portanto, se sacrifiquem, se dediquem. Aproveitem a oportunidade que foi dada. Vocês carregam a responsabilidade de serem a primeira turma do Curso de Intervenção Rápida em Sergipe, já deixaram seus nomes na história do sistema prisional sergipano. Que façam valer esse título. Bom curso a todos!”, disse.