Secretário Mauro Albuquerque recebe título de Cidadão Norte-Rio-Grandense na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

6 de outubro de 2023 - 13:42

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou nesta quarta-feira (4), através de Sessão Solene, a entrega de título honorífico de cidadão Norte-Rio-Grandense ao Secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização, Luís Mauro Albuquerque Araújo. A homenagem foi proposta pelo Deputado Estadual Coronel Azevedo e aprovada por unanimidade pela Casa.

Natural de Brasília e especialista em Segurança Pública e Gestão Prisional, Mauro assumiu o comando da Força-tarefa no presídio de Alcaçuz e foi Secretário Titular da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Rio Grande do Norte (SEJUC/RN) em 2017 e 2018. O secretário foi responsável pelo controle de rebeliões e retomada do presídio de Alcaçuz, além de aplicar a doutrina de Intervenção Penitenciária e procedimentos de segurança no sistema prisional potiguaense, capacitando os servidores locais para exercerem o domínio adequado das penitenciárias e implementando políticas de ressocialização para as pessoas privadas de liberdade. 

O presidente da nova Frente Parlamentar, deputado Coronel Azevedo, iniciou sua fala prestando homenagem ao secretário Mauro Albuquerque, atualmente titular da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará, lembrando que o Brasil passou por momentos difíceis, nos últimos anos, com relação ao seu sistema prisional, com centenas de mortes no interior dos presídios.

“Aqui no Estado, em Alcaçuz, nós tivemos a pior repercussão dentre as rebeliões, embora não tenha sido o maior número de mortes. Mas, usando a competência, o conhecimento, a coragem e a determinação de Luís Mauro Albuquerque, nós tivemos o início da reconstrução do Sistema Prisional potiguar. Então, Luis Mauro, esta homenagem não é só minha, mas dos 24 deputados, pelo reconhecimento do seu trabalho, garra e empenho para contribuir com o RN nesse processo de reconstrução. Parabéns, amigo. Esta é uma justa e merecida homenagem”, concluiu.

O secretário da administração penitenciária e ressocialização do Estado do Ceará, Mauro Albuquerque, agradece o reconhecimento. “Hoje é um momento de alegria, pois é muito difícil combater o crime organizado. O confronto direto é o mais fácil, mas combater os seus tentáculos é muito mais complexo. É o tempo todo sob ataque. Nós não temos um dia de descanso. Por isso, eu quero agradecer a todos os policiais penais do RN. Todo esse mérito e reconhecimento foi construído junto com vocês. Continuem essa batalha, dentro da legalidade, da transparência e do rigor da lei. Nós não podemos ceder ao crime, senão nossos filhos não terão um futuro de paz”, enfatizou.

 

Na sequência, o Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, Coronel Araújo, reafirmou a justa homenagem ao policial Mauro, “pois ele prestou relevantes serviços num momento de grande crise na Segurança Pública e no Sistema Prisional do nosso Estado”.

Já a Delegada-geral da Polícia Civil do RN, Dra. Ana Cláudia, elogiou o trabalho de Luis Mauro Albuquerque, tanto no RN quanto no Ceará, frisando que a homenagem é mais que merecida. “O Ceará hoje, com certeza, está em excelentes mãos. Eu tenho acompanhado o seu trabalho educativo e de ressocialização, as salas, toda a qualificação profissional continuada que você tem feito. Você tem mostrado que Segurança é possível com cidadania e respeito aos direitos fundamentais. Então, a você, Luis Mauro, os meus sinceros parabéns!”, enfatizou.

A presidente do Sindicato dos Policiais Penais do RN (Sindppen-RN), Vilma Batista, parabeniza o secretário. “Os deputados sabem da importância desta Frente Parlamentar para o Estado. Nós, policiais penais, estamos aqui revivendo uma história. Gostaria de parabenizar o deputado Coronel Azevedo pela iniciativa de homenagear o secretário Mauro Albuquerque. Como todos sabem, tivemos vários embates, temos nossas diferenças, mas sempre comungamos pelo bem comum. No combate ao crime organizado, em favor da valorização do servidor e de um sistema prisional forte, eficiente e atuante”, afirma.