Parque de exposições da Expoece recebe serviços de pessoas egressas do sistema prisional do Ceará

8 de novembro de 2023 - 13:56

Um dos eventos mais tradicionais da cultura popular cearense terá sua abertura no próximo domingo (12), no parque de exposições Governador César Cals. Trata-se da Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece), que chega ao sexagésimo sétimo ano de existência. E para ficar tudo como manda o figurino, a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, através da sua Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Coispe), enviou equipes de pessoas egressas para realizar um amplo trabalho de melhorias no equipamento.

São 35 homens que atuam nos serviços de paisagismo, capinagem, pintura, zeladoria e decoração. Todos eles treinados e capacitados em cursos promovidos pela própria Coispe. A política de ressocialização das pessoas egressas é um dos pilares de atuação da SAP, que aborda o tripé educação, capacitação e trabalho, tanto para pessoas privadas de liberdade como para os esgressos.

O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, reforça o trabalho ressocializador da Pasta e o espírito público da ação envolvida na Expoece. “Nós temos total compreensão da relevância da Expoece para o Ceará. Seja do ponto de vista da tradicionalidade, da presença das famílias no evento e de todo o contexto econômico gerado pelo evento. Associar o trabalho reintegrativo das pessoas egressas a algo tão identificado com a cultura local nos deixa bastante felizes e certos que a política ressocializadora do Governo do Estado segue no caminho certo”, pondera.

O presidente da associação dos criadores do Ceará (ACC) e organizador do evento, Braga Almeida, destaca a satisfação pelo serviço desempenhado pelos egressos no Parque de Exposições. “Nós somos a maior exposição do Ceará e a terceira maior do Nordeste. São mais de 200 mil pessoas em circulação durante uma semana. É muito trabalho a fazer. O trabalho dos egressos tem a qualidade, a celeridade e a força necessária para a nossa necessidade. Somos gratos ao trabalho desses homens e a gentileza da SAP por essa parceria. Seguramente teremos mais uma bela Expoece”, afirma.

O egresso Rafael Braga comenta sobre a sua participação na requalificação física do Parque de Exposições. “É muito gratificante participar desse projeto, pois eu sei a visibilidade que a Expoece tem para a população. É uma forma de mostrar para a sociedade que as chances existem e nós estamos aqui para agarrar e modificar nosso futuro. O Parque vai ficar 100%. Venham e tragam suas famílias”, assegura.

SAP participa da Expoece com estande de equipamentos e artesanato

Além do trabalho realizado pelos egressos na estrutura física do parque de exposições César Cals, a SAP também estará presente com um estande de visitação pública que compreende equipamentos utilizados pela polícia penal, imagens dos serviços desenvolvidos pela Pasta, além de uma loja do projeto “Arte em Cadeia”, que comercializará peças de artesanato produzidas pela população privada de liberdade do Ceará.

Serviço da Expoece

Endereço: Avenida Sargento Hermínio Sampaio, 2677 – Monte Castelo
Período: 12 a 19 de novembro

Desde 1954, a Expoece faz parte do calendário de eventos tradicionais de Fortaleza. Mais do que uma oportunidade de networking para criadores do Ceará e de outros estados, a exposição reúne gerações de famílias que têm a oportunidade de entrar em contato com as raízes do campo sem sair da capital cearense.

Para os amantes de um bom churrasco, a Expoece vai oferecer várias opções, incluindo a venda de diversos pratos da culinária regional e nacional, como churrasco no fogo de chão e no fogão a lenha, bem como oficinas de BBQ. Comidas típicas, como rapadura e tapioca, também estarão disponíveis para compra.

A 67ª edição da Expoece tem o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae), da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, da Enel e do Banco do Nordeste e da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP).