Internos da UP Sobral participam de aulão preparatório para o Enem PPL 2023

30 de novembro de 2023 - 09:41

Internos da Unidade Prisional Regional de Sobral (UP-Sobral) deram continuidade à sequência de aulões preparatórios para o Exame Nacional de Ensino Médio, marcado para acontecer nos dias 12 e 13 de dezembro de 2023.

As aulas organizadas pela Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, através da Coordenadoria de Educação, ocorrem em 7 unidades prisionais do Ceará, divididas entre Região Metropolitana de Fortaleza e as cidades de Juazeiro do Norte e Sobral. As aulas são transmitidas, em tempo real, para os internos de todas as unidades prisionais do Estado do Ceará. São dois aulões mensais de 3 horas, com dois professores de disciplinas diferentes. Os aulões possuem 14 professores envolvidos, em uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

O objetivo é proporcionar aulas com conteúdos específicos exigidos no Enem PPL, desenvolver estratégias pedagógicas para o perfil dos internos, estimular a participação ativa dos participantes, promovendo interação, debates e troca de conhecimentos, além de avaliar o impacto do projeto por meio de indicadores educacionais. Neste ano, o número de inscritos saltou de 4.307 em 2022 para 5.006 neste ano, um aumento de 16%. A Unidade Prisional Regional de Sobral (UP-Sobral) inscreveu 508 internos.

O coordenador da educação da SAP, Rodrigo Moraes, comenta sobre a reta final dos aulões. “Estamos chegando ao fim de mais uma série de aulões preparatórios para o Enem PPL 2023. Foi uma jornada de muito aprendizado mútuo entre os internos e professores, para que juntos, possamos fazer um sistema penitenciário cada vez melhor com o foco na ressocialização. Esses internos tiveram a oportunidade de aprender, ainda mais, com aulas específicas para obter resultados exitosos nos exames e os professores e policiais penais aprenderam que é possível fazer um trabalho em conjunto com a secretaria de educação transformando o sistema prisional através da educação”, conclui.

O diretor do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Sobral, Carlos Araújo, ressalta a importância dos aulões preparatórios para os internos. “A gente tem se preocupado bastante com os nossos alunos com relação ao significado que eles dão para as aulas. E mais do que o significado, o sentido que estão dando para o Enem PPL. Temos preparado vários materiais semanalmente para conseguir atingir todas as disciplinas, além de ouvir e atender suas necessidades e dificuldades nesse processo. Estamos trabalhando para alcançar bons resultados”, afirma.

O interno da Unidade Prisional Regional de Sobral (UP-Sobral), Yuri Mesquita, fala sobre sua expectativa no Enem PPL. “Essa oportunidade está sendo única, pois sei que vai me proporcionar uma grande virada na minha vida. Estou muito confiante de que irei conquistar uma boa nota e finalmente cursar o ensino superior. Meu sonho é ser agrônomo, pois gosto muito da área. Espero poder sair do sistema ressocializado e ter a chance de mudar a minha realidade”, disse.

Enem PPL

O Enem PPL avalia o desempenho do interno que terminou o ensino médio e, a partir de critérios utilizados pelo Ministério da Educação (MEC), permite o acesso ao ensino superior com programas como Sistema de Seleção Unificada (SISU) e Programa Universidade para Todos (ProUni). A avaliação é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Exame é constituído de quatro provas objetivas e uma redação. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.