SAP e SPS certificam internas do sistema prisional cearense em cursos de estética e cuidado pessoal

5 de dezembro de 2023 - 16:13

Em solenidade ocorrida na manhã desta terça-feira (5), representantes da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, Secretaria da Proteção Social (SPS) e o Instituto Maria da Hora – IMH certificaram 100 internas da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF) em cursos do segmento de estética e cuidado pessoal, através do projeto “Transformando Vidas”.

As internas foram capacitadas nos cursos de manicure, pedicure, cabeleireiro, design de sobrancelha e depilação, com carga horária de 80 horas por cada qualificação. 

O objetivo do projeto é contribuir na reinserção social por meio do mercado de trabalho e do empreendedorismo, além de promover a redução da pena judicial. A iniciativa já capacitou profissionalmente 1.047 internos e internas em 10 unidades prisionais, nas mais diversas áreas, como manutenção predial, pintura e textura em parede, gesseiro, mecânico de motores e de motocicletas, culinárias e embalagem para presentes.

Além dos internos, cerca de 144 egressos já foram contemplados com o mesmo projeto nos cursos de auxiliar administrativo, recepcionista, técnicas de vendas, informática e design de sobrancelhas. Ao todo, entre internos e egressos, foram 1.191 beneficiados.

No evento de hoje, as internas que também fazem parte do projeto musical “Acordes para a Vida” fizeram uma apresentação artística para os convidados e convidadas. A cultura faz parte das diversas atividades oferecidas na unidade prisional pela Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização como processo de humanização e reintegração social.

O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, parabeniza mais uma certificação com sucesso na unidade. “Gostaria de agradecer, primeiramente, aos policiais penais por fazerem acontecer cada projeto dentro da unidade prisional. Não poderia deixar de ressaltar também a importância dessa parceria com a SPS e da sinergia em unir esforços para proporcionar cada vez mais oportunidades de capacitação profissional para as pessoas privadas de liberdade. É nosso dever e estamos aqui para cumprir. Mas precisamos também que cada uma de vocês faça sua parte. Parabéns a todas pelo empenho e por terem alcançado com êxito a certificação”, disse. 

A coordenadora da inclusão social da secretaria da proteção social, Jessica Souza, comemora mais uma certificação. “Toda vez que visito alguma unidade prisional sou surpreendida positivamente. O trabalho que o secretário Mauro está fazendo é excepcional. Vocês estão recebendo uma oportunidade estando dentro do sistema, mas um dia irão sair daqui qualificadas e serão reinseridas na sociedade. Não é à toa que o nome do projeto é transformando vidas, pois esse é o nosso objetivo. Essa certificação foi só um capítulo da vida de vocês. É nosso trabalho como servidor público acolher e ajudar. Não deixem de procurar os seus direitos. Nossos equipamentos estão de portas abertas. Parabéns a todas, vocês são vitoriosas”, afirma. 

A interna da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF), Ana Vládia Santos, agradece a oportunidade. “A capacitação foi um divisor de águas na minha vida. Nunca tive oportunidade de me profissionalizar em liberdade devido às condições e aqui  no sistema prisional estou tendo a chance de me tornar uma pessoa melhor e ser uma profissional no ramo. Hoje tenho certificação como cabeleireira e manicure. Quando conquistar minha liberdade, irei montar meu próprio negocio”, conclui.