6ª edição do CIRRC forma 8 novos interventores

16 de dezembro de 2023 - 16:35

Após uma jornada de 25 dias intensos, oito guerreiros de diferentes forças de segurança concluíram o  VI Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário (CIRRC).

O encerramento da capacitação foi na base do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) e marcou mais uma qualificação realizada pela Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará. 

Ao todo, foram 48 inscritos. Destes, 28 passaram no Teste de Aptidão Física (TAF), que avalia e classifica as pessoas aptas a participarem do curso, mas apenas 8 chegaram até o final.

Nacionalmente reconhecido, o CIRRC cearense submete os participantes a um intenso treinamento, com as mais variadas técnicas de intervenção e operações penitenciárias especiais. O curso contou com disciplinas teóricas e práticas como Atendimento Pré- Hospitalar Policial (APHP), Ética, Lei de Execução Penal, Direitos Humanos, Rotinas e Procedimentos prisionais, Elaboração de Relatórios, Gerenciamento de Crise, Escolta, Algemação e Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO) e armamento e tiro com pistola .40 e com espingarda calibre 12.

O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, parabeniza os alunos. “A finalidade do CIRRC é integrar. Principalmente entre as corporações. Não fazemos nada sozinhos. Começamos em 2000 essa caminhada, sem recurso nenhum e hoje somos uma realidade e referência nacional. Nosso objetivo maior é acabar a força do crime organizado dentro do sistema prisional e conseguimos mostrar que é possível. Gostaria de agradecer também a todos os familiares pelo apoio e compreensão, pois com certeza eles estarão voltando pra casa melhores homens, esposos, pais e profissionais. Nossa missão não é fácil, mas vale a pena. Com esse curso vocês ganharam uma irmandade, conhecimento, além da missão de fazer a diferença”, disse. 

O coordenador do Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário (CIRRC), Carlos Justino, comemora mais uma edição de sucesso da capacitação. “É uma gratidão muito grande quando eu acompanho o treinamento de homens e mulheres que foram chamados com um propósito: combater o crime. Esse propósito maior é missão da malha protetora da sociedade, os polícias. Todos aqueles que fazem parte das forças de segurança. Parabéns a todos os guerreiros que obtiveram êxito, que venceram seus obstáculos. Mas todo esse processo é importante para que saiam pessoas e homens melhores”, afirma.

O terceiro-sargento da Polícia Militar do Ceará, Nogueira, agradece a oportunidade. “Costumo dizer para os meus filhos que na vida precisamos ser referência em alguma coisa. Por natureza, já sou referencial como policial. Mas também como pessoa e pai, quero ser exemplo. Esse curso foi o primeiro de muitos que estarão por vir e que irei participar. Hoje vejo o quão é fundamental se capacitar sempre”, conclui. 

A esposa do terceiro-sargento da Polícia Militar do Ceará, Amaralina Nogueira, parabeniza a vitória do esposo. “Não é fácil dar conta de tudo sozinha na ausência dele, mas sei que é por uma causa muito maior. Além disso, lidar com as expectativas e emoções de querer saber notícias e se está tudo bem. Estou muito grata pelo seu sucesso, pois não foi sua primeira tentativa, mas foi a primeira vitoriosa. Tudo vem no tempo certo. Ele foi merecedor de estar aqui hoje e que venham outros desafios. Estaremos sempre ao seu lado torcendo e apoiando”, atenta. 

O policial penal da Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (UP-Itaitinga2), Flávio Costa, comenta sobre os desafios durante o curso. “O curso é bem difícil e técnico. A qualidade dos monitores é ímpar e diferenciado. Com certeza essa capacitação contribui para meu crescimento pessoal e profissional. Todos os dias eram novos aprendizados, quebra de paradigmas e superação de obstáculos”, afirma.