SAP comemora o 16º aniversário do Grupo de Ações Penitenciárias com torneio de tiro e homenagens
15 de janeiro de 2024 - 09:50
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização realizou um torneio de tiro em alusão ao 16º aniversário do Grupo de Ações Penitenciárias. Na ocasião, participaram 50 policiais penais do grupo tático divididos entre tropa e instrutores de tiro. A primeira fase da competição, “Three Gun”, contou com três circuitos eliminatórios, contendo linhas de tiros com uso de pistola .40, submetralhadora SMT .40 e espingarda calibre 12. Os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados com troféus. Já na segunda fase do torneio, cada policial penal recebeu 20 munições para efetuar 5 tiros em 5 passagens com tempos de 30s, 20s, 15s e 8s. No final, foram contabilizados os tiros e quem somou a maior pontuação, venceu.
Solenidade
Como forma de celebrar a dedicação do grupo tático ao sistema prisional cearense, a secretaria preparou uma solenidade especial com a participação de familiares e policiais penais que fazem parte do grupamento.
Na cerimônia, ocorreu a entrega da premiação do primeiro, segundo e terceiro colocado no torneio do circuito geral e colorido de tiro com troféus e medalhas. Em seguida, foram homenageados o policial penal, Pereira, com o título de “gapeano mais companheiro”, o policial penal, Rafael, como o “gapeano mais operacional”, o policial penal, Higor, como o “gapeano mais proativo” e por fim, o policial penal, Maik, com o título de “melhor instrutor”. Além disso, também foram homenageados os chefes de equipes das quatro equipes operacionais do grupamento: alpha, bravo, charlie e delta.
O secretário executivo de planejamento e gestão interna, Álvaro Maciel, parabeniza o grupo tático. “Parabéns a todos vocês que compõem o GAP. Tenho muito orgulho de ter essa tropa de elite no sistema prisional cearense, que aonde chega resolve qualquer situação que lhe é designado. São homens e mulheres operacionais e honrados que contribuem diariamente em prol da segurança dentro das unidades e da nossa sociedade”, disse.
O coordenador do Grupo de Ações Penitenciárias, Paulo Henrique Costa, comemora mais um ano de aniversário do grupamento. “Tenho muito orgulho de liderar esse grupo formado por homens e mulheres que mostram sua força e honra em cada missão do dia a dia. Essa solenidade é o mínimo que podíamos fazer para homenagear quem merece e lembrar da importância de cada um que atua dentro e fora do sistema prisional. Parabéns para nós e que venha mais um ano de muito trabalho e grandes vitórias”, concluiu.
O policial penal gapeano e líder da equipe Charlie do Grupo de Ações Penitenciárias, Lauriano, agradece a homenagem. “São mais de 10 anos nesse grupamento e me sinto muito feliz com o reconhecimento. É uma honra ser chefe desse grupo operacional que se tornou mais do que amigos de profissão, mas uma irmandade. O GAP é minha segunda casa. Nosso dia a dia não é fácil, mas com Deus sendo nosso escudo protetor e a união da equipe, vencemos os desafios”, afirma.
O policial do Grupo de Ações Penitenciárias e homenageado como melhor instrutor, Lucas Maik, fala da importância do reconhecimento. “Tenho honra e satisfação de ter sido formado pelo corpo de instrutores do GAP. Esse resultado é reflexo dessa formação. São muitas referências que me proporcionaram o que me tornei hoje. Esse prêmio me motiva ainda mais em continuar a multiplicar o meu conhecimento para outras pessoas e me empenhar a tornar outros profissionais a também receberem esse reconhecimento”, disse.