Secretário Mauro Albuquerque participa da 6ª edição do Consej com destaque para visitas ao Complexo Prisional Policial Penal Daniella Cruvinel e a Seção Integrada de Monitoração Eletrônica do Estado de Goiás

23 de fevereiro de 2024 - 10:48

O titular da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará, Mauro Albuquerque, acompanhado do secretário executivo de planejamento e gestão interna, Álvaro Maciel, participou do primeiro dia da 6ª edição do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, da Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), no Estado de Goiás.

Além dos gestores da SAP, o diretor da Unidade Prisional de Triagem e Observação Criminológica (UP-TOC), Weverton Queiroz, da Unidade Prisional Desembargador Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal (UP-Caucaia), Sebastião Ripardo, da Unidade Prisional de Segurança Máxima do Estado do Ceará (UP-Máxima), Severiano Maia e da Unidade Prisional Francisco Hélio Viana de Araújo (UP-Pacatuba),  Raimundo Edson, também participaram do encontro. Na ocasião, os servidores conheceram o modelo gerencial do sistema prisional goianiense, além de apresentar a experiência das boas práticas das unidades prisionais que fez do sistema penitenciário do Ceará uma referência nacional. 

O encontro é dividido em dois dias e conta com a participação dos Secretários de Estado de Justiça e Administração Penitenciária de todo o Brasil para visitas técnicas e debates presenciais sobre o sistema prisional. 

No primeiro dia, os gestores da SAP realizaram visita técnica à Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG), ao Núcleo de Custódia, à Central de Triagem e à Seção Industrial da POG, além da Seção Integrada de Monitoração Eletrônica. Além disso, os secretários e representantes do sistema penitenciário das unidades federativas também puderam conhecer um pouco da rotina do Grupo Tático de Ações e Escolta (GTAE) e do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope).

O diretor-geral da Polícia Penal de Goiás, Josimar Pires, fala sobre a importância de sediar o Consej em Goiás. “É uma honra receber todos os Secretários dessa área tão importante da segurança pública que é a execução penal. A administração penitenciária, dentro do contexto nacional, é o que tem feito com que os índices de criminalidade sejam reduzidos. Nós temos essa visão de que no Estado de Goiás, com a implantação da Polícia Penal, a regulamentação dessa carreira de Estado, com a valorização dos servidores, investimentos na estrutura, qualificação e profissionalização, os resultados são naturalmente alcançados. Então, nessa visita do Conselho, nós temos uma grata satisfação em mostrar, para os demais estados do País, essa experiência positiva no controle do cárcere. E, ao mesmo tempo, estamos também colhendo informações, sugestões e apontamentos positivos dos outros Estados para que a gente possa melhorar ainda mais o nosso processo”, disse.

O secretário da administração penitenciária e ressocialização do Ceará, Mauro Albuquerque, comenta sobre o primeiro dia de Consej. “Já no primeiro dia do Conselho pude perceber que o sistema prisional de Goiás tem cumprido sua missão em relação a valorização do servidor, além de grandes melhorias em segurança pública. Fiz questão de trazer minha equipe de diretores para mostrar que o sistema penitenciário nacional está avançando e precisa dar continuidade a esse trabalho. Essa reunião é uma oportunidade de mostrar a importância do policial penal nesse cenário, pois todos os projetos que funcionam são graças aos profissionais  que estão na linha de frente. É fundamental manter essa integração com os outros Estados para aprender e também agregar em prol da lei de execuções penais”, afirma.