Ação itinerante leva serviços de beleza para mulheres vítimas de violência doméstica atendidas na Casa da Mulher Cearense em Juazeiro do Norte

19 de abril de 2024 - 11:13

[10:46, 19/04/2024] SAP CE: A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, através da Coordenadoria de Alternativas Penais, em parceria com a Unidade de Monitoração Eletrônica e Alternativas Penais – Secção Cariri, promoveu ação itinerante de beleza para fortalecer a autoestima feminina.

A iniciativa ocorreu na Casa da Mulher Cearense, em Juazeiro do Norte, na região Sul do Estado. Foram atendidas mulheres vítimas de violência doméstica acolhidas na unidade e servidoras do equipamento. A ação terá 6 meses de duração e tem como objetivo o resgate da autoestima e valorização da mulher, por meio de cuidados pessoais da imagem, como corte de cabelo, sobrancelha, unha, chapinha e escova.

O coordenador de alternativas penais, Elton Gurgel, fala da importância dessa ação. “A prestação de serviço à comunidade tem como função deixar um saldo positivo tanto para quem está no cumprimento dessa reprimenda judicial como para a comunidade onde essa reprimenda se dá. Iniciativa dessa natureza se transforma em algo extremamente valoroso para quem está em cumprimento de pena. Quando a gente volta essa conduta para as mulheres vítimas de violência, que muitas vezes têm a sua autoestima extremamente abalada, acaba beneficiando de forma plural, tanto quem faz, o cumpridor de pena que está direta, como quem recebe. A comunidade que vai ser beneficiada por uma mudança de conduta por parte do cumpridor de pena, mas também uma mudança de perspectiva da autoestima dessa mulher vitimada em seu próprio lar”, afirma.

A participante da ação, Daiane Guedes, agradece a oportunidade. “Esse tipo de iniciativa é muito importante, pois às vezes estamos com a auto estima baixa e tudo que precisamos é de cuidado. Estou me sentindo muito bem e gostaria de agradecer aos responsáveis pelo projeto. Espero que possam dar continuidade e ter mais vezes para também dar chances a outras mulheres”, disse.

Casa da Mulher Cearense

O equipamento, instalado em Juazeiro do Norte, oferece uma série de serviços de apoio, acolhimento e proteção à mulher em situação de violência em um só espaço. No local, as mulheres que denunciarem as situações de agressão terão acolhimento de uma equipe multidisciplinar, que conta com assistentes sociais e psicólogas no atendimento integrado aos órgãos da Justiça. Além disso, o equipamento tem atuação na promoção da autonomia econômica e espaço para casa de passagem. Para dar mais confiança, as equipes são formadas por mulheres, que passaram por treinamento para o atendimento humanizado.

A Casa da Mulher Cearense ocupa uma área de mais de 1.700m² e conta com área para o administrativo, Delegacia da Polícia Civil, Tribunal de Justiça, atendimento psicossocial, Ministério Público, Defensoria Pública, apoio, auditório, pátio interno, brinquedoteca, refeitório, vestiários, depósito, estacionamentos e áreas de jardins e passeios.