Ceará é destaque nacional pelo trabalho realizado junto ao Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional

24 de maio de 2024 - 08:50

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará foi um dos entes da federação condecorado no 1º Encontro Nacional dos Gestores do Sistema Nacional de Informações Penais, em Brasília. Na ocasião, o Ceará foi apontado como referência nacional com destaque nos trabalhos desenvolvidos quanto a inserção de dados no Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional ( SISDEPEN), principalmente na qualidade e agilidade com o prazo de entrega das informações. O evento contou com a presença da coordenadora do Núcleo de Informações Prisionais (NUINP) da SAP, Anatalia Gomes. 

O evento é promovido pela Diretoria de Inteligência Penitenciária (DIPEN) e tem como o objetivo fortalecer a colaboração entre os diferentes setores relacionados ao preenchimento do SISDEPEN, além de compartilhar conhecimentos e experiências da área. Além do Ceará, os Estados do Maranhão e Alagoas também receberam destaque pelas suas atuações. 

O 1º Encontro de Gestores reuniu representantes dos Estados no sentido de aprimorar as práticas e promover a troca de conhecimentos. Os participantes de cada Estado, público alvo do evento, foram os principais gestores e os profissionais envolvidos na administração e operacionalização do SISDEPEN nas administrações prisionais e unidades em todo o país, que puderam conhecer as experiências de Estados referência na coleta e preenchimento dos dados no SISDEPEN. 

A programação do evento contou com a apresentação de dados estatísticos do sistema; informações de educação, trabalho e saúde no sistema prisional; utilização e abrangência dos dados do Sisdepen no âmbito internacional; a gestão da informação como estratégia de qualificação da Polícia Penal; apresentação das diretorias de cidadania e alternativas penais e políticas penitenciárias; dentre outros assuntos.

Além dos profissionais da Diretoria de Inteligência (DIPEN) que demonstraram os detalhes do SISDEPEN apresentando o novo painel dinâmico do 15º Ciclo de Coleta, os Diretores de Políticas Penitenciárias (DIRPP), Sandro Abel, e de Cidadania e Alternativas Penais (DICAP), Mayesse Parizi, também deram suas contribuições falando sobre a política pública fomentada com base nos dados do Sistema de Informação. O Rio Grande do Sul não enviou representantes, mas o Estado foi lembrado e homenageado no encerramento do Encontro.    

A coordenadora da Coordenação do Sistema Nacional de Informação Penal (CSNIP), Erica Regina, explica que o objetivo da ação é estar mais próximo dos pontos focais e gestores no intuito de eliminar possíveis imprecisões, assegurar a qualidade e a quantidade de informações geradas no sistema para aperfeiçoar as políticas públicas da SENAPPEN.

A coordenadora do Núcleo de Informações Prisionais (NUINP), Anatalia Gomes, fala da importância da ferramenta de coleta. “Todas as informações que são alimentadas no SISDEPEN são fundamentais para alinhar e organizar todas as atividades da gestão prisional. Esses dados facilitam o nosso trabalho em pontuar aonde devemos prosseguir e melhorar, pois acompanhamos de perto o progresso do sistema penitenciário. Estou muito feliz em saber que o nosso trabalho está sendo reconhecido, isso mostra que estamos no caminho certo e nos impulsiona a melhorar ainda mais”, disse. 

Sobre o SISDEPEN

O SISDEPEN é a ferramenta de coleta de dados do sistema penitenciário brasileiro, que concentra informações sobre os estabelecimentos penais e a população carcerária. Foi criado para atender a Lei nº 12.714/2012 que dispõe sobre o sistema de acompanhamento da execução das penas, da prisão cautelar e da medida de segurança aplicada aos custodiados do sistema penal brasileiro. Ao final de cada ciclo de seis meses, dados estatísticos são extraídos do SISDEPEN e sintetizados em paineis dinâmicos a fim de tornar a visualização mais interativa e ágil.

15º Ciclo de Coletas

O 15º Ciclo do SISDEPEN lançado, neste primeiro semestre, traz novidades tecnológicas tanto na apresentação dos dados quanto na parte interna do software. Utilizando uma nova tecnologia de armazenamento, o Data Ware House, foi possível fazer o refinamento das informações nos paineis interativos disponibilizados no site da SENAPPEN. Essa tecnologia promove o armazenamento de dados no contexto de inteligência de negócio, o Business Intelligence (BI), onde os dados do SISDEPEN são analisados de forma automática e contextualizada. O Data Ware House possibilita, inclusive, a navegação por cada ciclo desde ano de 2016 nos paineis interativos de forma facilitada.

Entre as novidades na navegação estão o novo layout intuitivo e os novos menus tanto para os Eixos Temáticos quanto para os assuntos dentro de cada eixo. Um novo botão possibilita o detalhamento das informações. E, além disso, é possível aplicar filtros masculino e feminino dentro dos assuntos. No painel inicial, o visitante poderá escolher se quer visualizar as informações no formato novo ou no antigo. Além de botões para Glossário, Base de Dados, Relatório, Nota Técnica e Formulário de Coleta de Informações Prisionais.