SAP comemora aniversário de 15 anos da Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR) com homenagens e resgate histórico
25 de maio de 2024 - 11:21
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização promoveu uma solenidade especial em comemoração aos 15 anos da Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR).
Na cerimônia, foram homenageados o Tenente Coronel, José Edir Paixão Sousa, pelo sucesso do curso “Guardiões da Vida”, o Corpo de Instrução das Disciplinas Teóricas pelo compromisso e dedicação de cada instrutor por garantirem conhecimento e educação aos servidores do sistema prisional, o Grupo de Instrutores dos Cursos Operacionais por serem a linha de frente da formação técnica e operacional, o secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização, Mauro Albuquerque, pela liderança, compromisso e valorização da coordenadoria e a coordenadora da Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR), Tereza Castro, pela contribuição, compromisso e empenho efetivo na evolução da Escola.
O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, parabeniza a coordenadoria. “É muito importante esse reconhecimento, principalmente quando estamos celebrando a escola penitenciária. O sistema se reergueu não só com a disciplina e a doutrina, mas também com a educação teórica e técnica para os nossos policiais penais. Gostaria de parabenizar e ressaltar a evolução em estudo e cursos organizados pela equipe da escola. Hoje temos profissionais completos, bem capacitados e qualificados para cumprir a lei em rigor e combater o crime”, afirma.
A coordenadora da escola de gestão penitenciária e formação para a ressocialização (EGPR), Tereza Castro, agradece o reconhecimento. “Eu agradeço pela oportunidade de liderar a escola e a cada dia me sinto mais pertencente e responsável pela coordenadoria. Tirei o bilhete premiado na vida profissional, porque estou trabalhando exatamente com o que amo e isso é gratificante. Quero parabenizar também a todos que fazem parte da minha equipe, pois sem eles nada disso seria possível”, disse.
O Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará – CBMCE, Edir Paixão, fala sobre a importância da escola. “Gostaria de parabenizar meus 15 anos da escola e dizer que me sinto muito honrado de ver que atualmente trabalhamos de forma integrada como nunca havia trabalhado na minha carreira. Foi uma verdadeira virada de chave que estamos vivenciando dentro do sistema prisional do Ceará. Além de parceria, construímos uma amizade. Isso é um reconhecimento pessoal de todo o esforço e vivência que tivemos. A polícia penal merece ser reconhecida, pois são pessoas que se arriscam pela segurança da nossa sociedade, afirma.
O policial penal e atual Supervisor de Núcleo de Ensino, Aluízio Lourenço, fala sobre sua trajetória na escola. “Graças a liberdade que o secretário Mauro nos dá, pude observar uma evolução enorme na criação, elaboração e divulgação para realmente acontecer os cursos. É fundamental essa confiança para desenvolver um trabalho de qualidade, não só utilizando instrutores, formados pela Escola de Gestão Penitenciária, mas também procurando em outras forças de segurança, como o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, cursos de excelência para trazer para nossos servidores. Nossa missão sempre será oferecer e correr atrás de cursos e qualificações que transformem os servidores em profissionais completos e de excelência”, concluiu.