Governo do Ceará entrega novas viaturas para a Polícia Penal do Ceará
15 de outubro de 2024 - 11:36
O Governo do Estado do Ceará acaba de entregar 50 novas viaturas para a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP). Essa entrega faz parte de um total de 70 viaturas, das quais 20 já haviam sido entregues na semana passada. A iniciativa visa fortalecer a Polícia Penal e aprimorar a estrutura da segurança pública no Estado.
Com um investimento anual superior a R$ 7 milhões, as viaturas serão utilizadas para intensificar o patrulhamento e o transporte do sistema penitenciário, além de melhorar a logística e a segurança nas operações da Polícia Penal. Dentre os veículos, dez serão destinados ao Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), duas ao Grupo de Operações Regionais do Cariri (Gore) e o restante caracterizado como Polícia Penal.
O evento contou com a presença de autoridades, como o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, o secretário da SAP, Mauro Albuquerque, o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Márcio Gutiérrez, e o comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Klênio Savyo, além de outros representantes das Forças de Segurança. A entrega de recursos e equipamentos reafirma o compromisso do Governo com a segurança pública, destacando a eficiência e a atuação sólida da Polícia Penal cearense.
Durante o evento, o Núcleo de Operações com Cães realizou uma apresentação com a cadela policial Athena, que demonstrou todas suas habilidades. Sob os comandos da policial penal e treinadora Jamile, Athena mostrou uma variedade de tarefas, exibindo obediência e agilidade diante de um público composto por moradores e autoridades. A performance destacou não apenas o treinamento rigoroso da cadela, mas também a importância do trabalho em equipe entre humanos e animais na segurança da comunidade.
As novas viaturas são fundamentais para otimizar as ações de ressocialização e controle das unidades prisionais, contribuindo para um ambiente mais seguro e garantindo a integridade dos profissionais envolvidos. A modernização da frota representa um passo significativo na busca por uma gestão mais efetiva e responsiva no sistema penitenciário do Ceará.
O governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, comemora a entrega. “Quero agradecer a todos que fazem as Forças de Segurança do Ceará. Seguiremos trabalhando para que você, cearense, tenha a paz que você merece. Também gostaria de agradecer a parceria com o presidente Lula que nos permitiu utilizar recursos para conseguir esses equipamentos importantes para o fortalecimento das Forças de Segurança do Ceará”, afirma.
O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, fala sobre a entrega das novas viaturas. “O momento é de gratidão, e isso representa integração. Esta operação é um esforço conjunto contra o crime, promovida pelo nosso governador e, principalmente, pela integração entre as forças de segurança. Nos últimos 30 dias, temos contado com a presença da polícia civil e da polícia militar, e é com agradecimento que destacamos o que estamos fazendo: não apenas revitalizando espaços e removendo pichação de facções, mas também oferecendo oportunidades para as pessoas e atendendo nossa comunidade. Realizamos quase 2 mil atendimentos, que vão desde serviços de odontologia até cortes de cabelo, todos feitos por pessoas privadas de liberdade. Em vez de estarem encarcerados, essas pessoas estão na comunidade, prestando assistência. Esse trabalho é fundamental e demonstra que é possível confiar nas forças de segurança. A integração da SPS e das forças de segurança evidencia que o Estado está aqui para servir a comunidade. Quero agradecer de coração a todos os policiais penais que estiveram aqui sob o sol intenso durante esses 30 dias. Ressocializar não é apenas uma atividade interna nos presídios; é também trazer essas pessoas para servir a comunidade. Muito obrigado a todos, que Deus continue nos protegendo e agradeço por essa parceria”, disse.
O secretário da Segurança e Defesa Social, Roberto Sá, parabeniza o trabalho da Polícia Penal. “Estamos aqui para entregar 50 viaturas à Secretaria de Administração Penitenciária, somando-se às 20 que já entregamos recentemente, totalizando 70 viaturas. Somente nos anos de 2023 e 2024, já foram 516 viaturas destinadas às forças de segurança e à SAP. Isso faz parte de um projeto maior de reequipar nossos serviços de segurança. Quero destacar o trabalho excepcional do secretário Mauro, que tem se dedicado a tratar todos com dignidade, dando oportunidades àqueles que cometeram crimes. Sua atuação é uma referência para o Brasil inteiro, unindo dignidade e ordem. A mensagem que precisamos transmitir é clara: o bem deve sempre prevalecer sobre o mal. O trabalho de limpeza e a promoção de mensagens de paz e segurança que ele implementa são fundamentais. É preciso que a ordem prevaleça em todos os espaços, inclusive nos campos de futebol, onde o Estado está presente para proteger a população. Precisamos refletir sobre que legado queremos deixar para as crianças, a geração do futuro. É essencial que cada um de nós busque ser um melhor pai, mãe, avô, professor, policial, para que possamos deixar um exemplo de futuro positivo. Juntos, Estado e sociedade, somos mais fortes. O caminho demonstrado hoje pelos serviços prestados pela secretaria de Mauro é a prova disso. Muito obrigado”, disse.
Operação de Saturação
Na ocasião, também ocorreu mais uma Operação de Saturação, que reforça a segurança nas ruas. A saída ocorreu na comunidade Leonel Brizola, onde saíram 50 viaturas e 65 profissionais da Polícia Penal para incrementar o efetivo policial na Capital. Essa mobilização é fundamental para a eficácia das ações de segurança, permitindo uma resposta rápida e coordenada em áreas de maior vulnerabilidade.
A “Operação Saturação” tem como objetivo exercer policiamento preventivo e ostensivo, coibindo a ocorrência de delitos, como roubos e furtos, além de prender os respectivos autores. A presença aumentada de viaturas nas ruas de Fortaleza oferece à sociedade cearense uma maior sensação de segurança, com abordagens a pessoas para garantir a ordem pública.