Policiais Penais conquistam medalhas nos Jogos da Integração da SSPDS

13 de dezembro de 2024 - 09:56

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) realizou, entre 28 de outubro e 3 de dezembro, a 4ª edição dos Jogos da Integração, uma série de competições esportivas em celebração ao Dia do Servidor, comemorado em 28 de outubro. O evento, que reuniu servidores de várias forças de segurança, contou com a participação destacada dos policiais penais, que conquistaram medalhas na natação e também no futebol society. 

No torneio de natação, as policiais Ana Paula Matos e Jacqueline de Jesus, lotadas no Grupo de Ações Penitenciárias e na Unidade Prisional de Aquiraz (UP-Aquiraz), se destacaram, com Ana Paula conquistando a medalha de prata nos 50 metros feminino e Jacqueline garantindo a medalha de bronze nos 100 metros feminino. Além disso, os policiais penais Eudes Lima Santos de Araújo, da Unidade Básica de Saúde Professor Otávio Lobo, e Josimar Gadelha da Costa, da Unidade Prisional Desembargador Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal (UP-Caucaia), também participaram da competição de revezamento 4×50 metros misto, fortalecendo ainda mais a presença e o espírito de equipe da categoria. Já no futebol Society, uma equipe formada por policiais penais de diversas unidades prisionais do estado se consagrou campeã ao vencer a equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará por 1 a 0.

O policial penal da Unidade Prisional Desembargador Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal (UP-Caucaia) e organizador do time de futebol society, Denis Rodrigues, destacou a importância de competições como essa para estreitar os laços e aliviar o estresse do dia a dia das atividades profissionais, além de fortalecer o espírito de equipe entre os participantes. “O evento proporcionou uma grande interação e confraternização entre as forças, reforçando laços de amizade e cooperação já existentes entre a SSPDS e a SAP em diversas ações. No nosso dia a dia, estamos lado a lado, enfrentando o crime no plantão, e por que não também compartilhar momentos de lazer e descontração? Essas iniciativas permitem que, por um breve período, os profissionais se tornem atletas amadores, possam praticar atividade física e vivenciar uma competição saudável. Esse é o sentimento que prevalece: a oportunidade de representar a SAP, conquistar vitórias e, ao lado dos colegas de outras forças, celebrar o espírito de equipe. Que este seja apenas o primeiro de muitos eventos como esse”, disse. 

A policial penal da Unidade Prisional de Aquiraz (UP-Aquiraz), Jacqueline de Jesus, falou da importância da competição. “Foi uma grande satisfação participar dos Jogos da Integração, pois nunca tinha tido a oportunidade de participar de um evento desse tipo, promovido entre as forças de segurança. Além da experiência positiva, um dos pontos mais enriquecedores foi a integração entre as diferentes forças. Embora cada uma tenha uma função distinta, todas desempenham um papel crucial na execução das atividades, e essa colaboração pode ser refletida também no esporte. O esporte, de fato, se mostrou uma poderosa ferramenta para unir as forças, permitindo uma competição saudável e confraternizada, enquanto buscamos e valorizamos os talentos de cada pasta. É uma forma eficaz de fortalecer ainda mais o espírito de equipe e destacar o potencial de cada organização”, afirma. 

A policial penal do Grupo de Ações Penitenciárias, Ana Paula Matos, comemora a vitória. “O esporte sempre fez parte da minha vida, e com os Jogos da Integração, ele veio resgatar esse espírito de competitividade aliado à união, fazendo com que todas as forças de segurança pública estivessem presentes no evento. É uma celebração das conquistas, do talento e da dedicação desses profissionais, tanto no esporte quanto em suas funções. Eu tive a honra de representar a minha Secretaria Servidor de Aço na natação, conquistando o segundo lugar nos 50 metros. Sinto-me extremamente feliz, completa e realizada com essa conquista, que traz o nome da Polícia Penal ao reconhecimento entre todas as forças de segurança. Espero que, no próximo evento, mais policiais penais possam participar, pois sei que temos muitos profissionais de excelência na nossa categoria que poderiam brilhar. Eventos como esse são essenciais para enaltecer o esforço individual e coletivo de todos os servidores da segurança pública”, concluiu.