Pessoas privadas de liberdade do sistema prisional cearense produzem roupas e brinquedos para o natal das crianças atendidas pela creche Amadeu Barros Leal
16 de dezembro de 2024 - 15:56
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, por meio da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (COISPE), realizou a doação de mais de 150 peças de vestuário infantil e mais de 100 brinquedos artesanais para a creche Amadeu Barros Leal. A instituição atende filhos de internos e egressos do sistema prisional, além de crianças em situação de vulnerabilidade social.
As roupas foram confeccionadas por internas da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF), que participam da oficina de costura do projeto “Arte em Cadeia”. As detentas foram capacitadas por meio do projeto “Sou Capaz”, que conta com recursos do Fundo de Combate à Pobreza (FECOP), do Programa de Implantação de Oficinas Produtivas Permanentes em Estabelecimentos Penais (PROCAP), do Pronatec e de parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Para a fabricação das roupas infantis, a ação contou com a doação de resíduos têxteis doados por empresas do segmento de vestuário.
Já os brinquedos, produzidos no estilo “amigurumi”, são resultado do trabalho dos internos do projeto “Rede Artesã”, desenvolvido na Unidade Prisional de Ensino, Capacitação e Trabalho de Itaitinga (UPECT-Itaitinga). Além de contribuir com doações para a creche, as peças produzidas pelos internos são entregues às famílias para comercialização, gerando uma fonte de renda adicional para os núcleos familiares.
A iniciativa reafirma o compromisso da SAP em promover a ressocialização dos internos e internas através de projetos que incentivam a capacitação, o trabalho e a solidariedade.