Unidade de Segurança Máxima vence campeonato de fut7 e reforça o esporte como ferramenta de integração na SAP

12 de janeiro de 2025 - 11:55

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização realizou, neste domingo (12), a grande final do 4º Campeonato de Fut7 da SAP. O jogo decisivo aconteceu no Complexo ISC Fortaleza, localizado no Luciano Cavalcante.

A competição começou com uma cerimônia de abertura, que incluiu a execução do Hino Nacional, seguida pela entrada das equipes finalistas. O time da Unidade Prisional de Segurança Máxima (UP Máxima) enfrentou a UP Caucaia e venceu por 3 a 1, conquistando o segundo título consecutivo do torneio de fut7.

Na cerimônia de premiação, foram entregues troféus e medalhas aos vencedores, incluindo os prêmios de artilheiro, melhor jogador e melhor goleiro. O título de artilheiro e melhor jogador ficou com o policial penal Pereira, da UP Máxima, com 16 gols. Já o prêmio de melhor goleiro foi para o policial penal Santos, da mesma unidade.

O campeonato contou com a participação de 12 equipes, somando 300 atletas, incluindo servidores e terceirizados, e teve o apoio da Federação de Futebol 7 do Ceará (FF7CE). O evento visou promover maior integração entre os profissionais da SAP, proporcionar momentos de descontração e lazer, além de incentivar a prática esportiva entre os participantes e suas famílias.

O coordenador especial de administração prisional, Alexandre Leite, expressou sua satisfação com mais uma edição do campeonato. “ É importante sempre tentar ganhar, lutar pela vitória, porque esse é o nosso objetivo. Mas o que realmente deve prevalecer aqui é o respeito e a harmonia, afinal, somos todos irmãos de farda.  Quero parabenizar a todos os envolvidos. O jogo foi muito bom, disputado com garra. O time da Caucaia também mereceu o reconhecimento, e a Segurança Máxima acabou levando o título. Os dois times jogaram muito bem. Parabéns a todos! Esse é o verdadeiro espírito de competição. Que venham os próximos jogos”, atenta.

O policial penal da Unidade Prisional de Segurança Máxima (UP Máxima), Lima e capitão do time, comemora a vitória. “Hoje, conseguimos êxito na final do campeonato; fomos campeões disputando uma partida dificílima contra o time da Caucaia. Quero parabenizar o time da Caucaia e também a comissão, a SAP, e todos os envolvidos na organização da competição. Esse evento é muito importante para o lazer dos policiais, promovendo momentos de descontração e competição”, disse.

O policial penal da Unidade Prisional Desembargador Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal (UP-Caucaia), Silva, fala sobre a importância do campeonato. “Acho que todo o grupo está de parabéns, porque chegamos muito longe desde o primeiro jogo, e, graças a Deus, alcançamos a final. Acredito que merecíamos ser campeões, mas o time da Segurança Máxima acabou se saindo melhor hoje. A  Secretaria está de parabéns por promover esse tipo de competição para os policiais. Essas iniciativas são muito importantes para a integração, para a saúde física e mental dos policiais, e também para a promoção do esporte, como o fut7, dentro do sistema e da nossa profissão. Buscamos trazer esse espírito esportivo e profissionalismo, sempre tentando dar o nosso melhor. Hoje deu tudo certo no geral: todos saíram felizes, ninguém desanimado, porque cada um deu o melhor de si. Embora a Segurança Máxima tenha vencido, ficamos muito satisfeitos e já aguardamos a próxima competição para tentar conquistar o título novamente”, afirma.