Governador Elmano de Freitas assina decreto que garante assistência religiosa em unidades prisionais do Ceará

13 de fevereiro de 2025 - 14:01

O governador Elmano de Freitas assinou, nesta quarta-feira (12), decreto que garante assistência religiosa nas unidades prisionais em todo Ceará. A medida também se aplica a hospitais, equipamentos de internação para idosos e ao sistema socioeducativo. O momento aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

O sistema prisional do Ceará já realizava atividades de assistência religiosa em parceria com diversas instituições, utilizando um espaço multifuncional que também é destinado a atendimentos sociais, jurídicos, psicológicos e educacionais. A SAP acredita no poder da assistência religiosa como um componente importante no processo de ressocialização das pessoas privadas de liberdade. O apoio espiritual não apenas fortalece a fé dos detentos, mas também contribui para sua transformação interna, auxiliando na reintegração ao convívio social e na mudança de comportamentos.

Com a assinatura do decreto, essa assistência será formalizada e expandida nas unidades prisionais garantindo que todos os envolvidos possam se beneficiar de uma abordagem mais ampla e humanizada na recuperação dos internos. O serviço será prestado de acordo com as regras sanitárias e de segurança previstas para cada local, evitando prejuízo para qualquer uma das partes envolvidas. Além disso, a assistência religiosa acontecerá dentro de horários estabelecidos previamente, assegurando a continuidade do serviço. O serviço, contudo, poderá acontecer também em um cronograma específico, desde que ocorra em uma situação planejada com a unidade em questão.

Na ocasião, estavam presentes o secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, o secretário executivo, Rafael Beserra, além da vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero, da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, do superintendente do Sistema Socioeducativo do Ceará, Roberto Bassan, entre outras autoridades.

“O que vocês realizam é um exemplo de amor ao próximo para a nossa sociedade. O decreto é para poder dar a garantia e também segurança aos nossos gestores na condição de compatibilizar as situações delicadas dos equipamentos com a missão da chegada dessas mensagens a quem mais precisa. Minha palavra hoje é de agradecimento a vocês. Respeitemos a fé do povo brasileiro e que possamos garantir a liberdade e o exercício destes pensamentos”, declarou o governador Elmano de Freitas.

Mauro Albuquerque agradeceu o trabalho realizado pelos voluntários em todo o sistema prisional do Ceará. “Nós estamos oferecendo um trabalho de fora para dentro. A assistência religiosa oferece uma transformação interna. Isso é uma sinergia, um conjunto, que vai favorecer essas pessoas a sair do mundo do crime. Eu quero agradecer todo o apoio dos voluntários, trabalhando por missão para transformar e salvar aquelas vidas que lá se encontram”, comentou.