SAP inicia 2ª Turma do Curso de Formação Profissional dos novos policiais penais do Ceará com aula magna do secretário Mauro Albuquerque
19 de fevereiro de 2025 - 17:45
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização deu início, nesta quarta-feira (19), à 2ª turma do Curso de Formação Profissional da Polícia Penal do Ceará, com uma aula magna ministrada pelo titular da pasta, Mauro Albuquerque. O evento ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e contou com a presença de 320 alunos, autoridades, gestores da SAP e policiais penais.
Na abertura do evento, a cerimônia foi marcada por uma apresentação especial do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), que vibrou um “Charlie Mike” em homenagem aos futuros policiais penais, criando um momento inspirador para os participantes.
Durante a cerimônia, o secretário Mauro Albuquerque compartilhou sua trajetória de liderança no sistema prisional do Estado, abordando as novas práticas e procedimentos aplicados nas unidades prisionais para combater o crime organizado. O secretário também destacou a relevância das políticas de educação, capacitação e trabalho direcionadas às pessoas privadas de liberdade.
Com 900 candidatos inscritos, o curso possui caráter eliminatório e classificatório. Desses, 600 serão convocados para integrar a Polícia Penal cearense. Ao longo da formação, os alunos receberão treinamento teórico, técnico e prático, preparando-os para os desafios da profissão.
O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, deseja boas vindas aos novos alunos. “Este é um momento de grande importância para o fortalecimento da segurança pública no Ceará. A formação da Polícia Penal é essencial para a continuidade do nosso trabalho em combater o crime organizado e garantir a ordem nas unidades prisionais. As políticas de educação, capacitação e trabalho são fundamentais não apenas para a sociedade, mas também para os que estão privados de liberdade. Este curso é mais um passo fundamental para o fortalecimento da segurança pública no Ceará, refletindo o compromisso da SAP com a qualificação e o aprimoramento contínuo dos profissionais da Polícia Penal. Sejam bem-vindos, aproveitem ao máximo essa oportunidade de crescimento e aprendizado, e vamos trabalhar unidos para um futuro mais seguro para todos. Força e Honra!”, disse.
O secretário executivo de ações integradas e estratégicas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Pereira, fala sobre a importância da integração. “Todo mundo aqui é polícia, cada um em suas atribuições, mas todos nós somos polícia. Temos a honra de operar juntos, e essa união é inabalável. A Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Administração Penitenciária compartilham o mesmo campo de batalha e, juntos, somos imbatíveis. E é com orgulho que digo, é um prazer operar ao lado de todos vocês”, afirma.
A coordenadora da Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR), Tereza de Castro, parabeniza os alunos. “Parabéns pela conquista de todos vocês. Passar no concurso não é fácil, e tenho certeza de que ninguém chegou aqui por acaso. Foram meses, anos de dedicação para conquistar o cargo de policial penal e se tornar servidor público, o que é uma grande honra. Quando entrei no sistema prisional, sempre tive o desejo de servir à sociedade e fazer a diferença. No sistema prisional, há um vasto campo de oportunidades, e espero que aproveitem ao máximo essa oportunidade, com disciplina e dedicação, para contribuir para uma sociedade melhor”, concluiu.