Comitiva da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal visita o sistema penitenciário do Ceará para conhecer boas práticas de ressocialização
21 de fevereiro de 2025 - 11:44
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização recebeu visita técnica de uma comitiva da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal, com o objetivo de conhecer as instalações e iniciativas de ressocialização implementadas no estado, a fim de identificar práticas bem-sucedidas e buscar novas abordagens para projetos futuros de ressocialização de internos no DF, tanto em regime fechado quanto semiaberto.
Durante a visita, os representantes brasilienses conheceram a Unidade Prisional de Horizonte, a Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF), a Unidade Prisional Vasco Damasceno Weyne (UP-Itaitinga 5) e a Unidade Prisional de Ensino, Capacitação e Trabalho de Itaitinga (UPECT-Itaitinga). A comitiva também teve a oportunidade de conhecer as oficinas de confecção têxtil, além das fábricas de água sanitária e de tricô desenvolvidas nas unidades.
Durante a visita, a comitiva do DF teve a oportunidade de conhecer de perto os programas que integram o sistema penitenciário cearense, os quais se destacam pela inovação e pelos resultados positivos na reintegração de internos. Além disso, a análise das estruturas e metodologias utilizadas nas oficinas e fábricas visou embasar a criação de um novo modelo de colônia industrial para os reeducandos em regime semiaberto no Distrito Federal. A troca de conhecimento entre os dois estados é vista como uma estratégia crucial para fortalecer o processo de ressocialização no Brasil, por meio do trabalho, da educação e do empreendedorismo.
O secretário executivo da Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará, Rafael Bezerra, comenta sobre a visita: “Receber a comitiva do Distrito Federal é uma excelente oportunidade para compartilharmos as boas práticas de ressocialização que têm sido implementadas com sucesso em nosso sistema. O Ceará tem se destacado por ações inovadoras que promovem a reintegração das pessoas privadas de liberdade por meio do trabalho, educação e outras atividades. As visitas às nossas unidades prisionais e as atividades produtivas desenvolvidas aqui, como as oficinas de confecção têxtil e as fábricas de água sanitária, são exemplos concretos de como é possível oferecer aos internos oportunidades reais de transformação. A troca de experiências com outros Estados, como o Distrito Federal, é fundamental para o aprimoramento contínuo do nosso sistema prisional, garantindo que as políticas de ressocialização sejam mais eficazes e possam gerar resultados cada vez mais positivos para a sociedade. Acreditamos que, ao trabalhar juntos, podemos criar um ambiente mais justo e transformador para os internos, contribuindo para a redução da reincidência criminal e para a construção de um futuro mais digno para todos”, disse.
O Chefe de Gabinete da Secretaria de Administração Penitenciária do DF, Alex Fernandes, destacou a relevância da visita. “A visita técnica para conhecer o sistema prisional do Ceará foi extremamente produtiva. Estamos planejando expandir as oficinas no sistema prisional do DF, além de implementar uma colônia industrial para custodiados do regime semiaberto, e nada melhor do que estudar de perto modelos de sucesso já em funcionamento. Tivemos a oportunidade de conhecer oficinas que são referência no estado, absorver boas práticas e trazer ideias para fortalecer a ressocialização por meio do trabalho, da educação e do empreendedorismo”, afirmou.