Operação Heresia: FICCO/CE desarticula organização criminosa em ação conjunta das forças de segurança

24 de fevereiro de 2025 - 16:48

Na manhã desta segunda-feira (24), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (FICCO/CE) deflagrou a “Operação Heresia”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa com atuação interestadual, proveniente do Ceará. A ação foi realizada simultaneamente em 29 municípios do Ceará e nos estados do Piauí, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

Durante coletiva de imprensa realizada na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), autoridades apresentaram os detalhes da operação, que resultou no cumprimento de 388 mandados de prisão preventiva e 216 mandados de busca e apreensão domiciliar. Ao todo, 1.110 policiais foram mobilizados, com o suporte de 243 viaturas e unidades aéreas do CIOPAER.

A operação teve uma participação ativa da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), com 102 policiais penais envolvidos diretamente. Desses, 45 atuaram em unidades prisionais e 57 cumpriram mandados externos, relacionados a pessoas monitoradas. Dentro das unidades prisionais, foram cumpridos 73 mandados de prisão, e 23 pessoas foram presas por violação das condições de tornozeleira eletrônica.

A FICCO/CE, em sua atuação, baseou-se no acompanhamento minucioso das atividades criminosas, utilizando dados de inteligência para estruturar a operação de forma coordenada, com foco na neutralização das atividades ilícitas da facção criminosa. A SAP teve papel fundamental no controle e monitoramento dos apenados, especialmente aqueles envolvidos em crimes dentro e fora dos presídios.

A operação, realizada de maneira integrada entre forças estaduais e federais, contou com a colaboração da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, e outras agências. A ação conjunta destacou a importância do compartilhamento de informações e recursos, visando a desarticulação das facções criminosas e a redução do impacto de suas atividades ilegais no Ceará e além das fronteiras do estado.

O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, comenta sobre a operação e a importância da integração entre as forças. “A operação de hoje é mais uma ação integrada da FICCO, fruto de um trabalho conjunto entre as forças de segurança do Estado e da União. A operação é resultado de uma investigação iniciada a partir de uma ação da FICCO no ano passado, com base na apreensão de materiais e na análise desses dados. Isso levou à instauração de um novo procedimento, que culminou nas medidas judiciais cumpridas hoje. Com o suporte de toda a estrutura integrada de segurança, seguimos firmes no combate a qualquer tipo de crime, com a determinação de que as facções criminosas não terão trégua”, defendeu.

O secretário executivo de planejamento e gestão interna, Álvaro Maciel, fala sobre o papel fundamental da SAP na operação. “Gostaria de destacar a importância da participação da Polícia Penal na ‘Operação Heresia’, uma ação integrada entre a FICCO/CE e as forças de segurança. O controle das unidades prisionais impacta diretamente a segurança pública, e, por isso, o trabalho da Polícia Penal é fundamental. Esse esforço reforça o compromisso da SAP e do Estado do Ceará no combate às organizações criminosas e no enfrentamento ao crime organizado, por meio dessa integração única entre as forças de segurança. Quero afirmar que o Estado do Ceará não vai recuar um centímetro na aplicação rigorosa da lei, e nenhum preso que cometer crimes dentro das unidades prisionais passará impune. A ‘Operação Heresia’ é apenas o início de várias ações que ainda virão para garantir a segurança da nossa sociedade e continuar a luta contra o crime organizado”, disse.

O superintendente da Polícia Federal (PF) no Ceará, José Antônio Franco, explica detalhes da operação. “Um dos aspectos mais importantes dessa ação é o uso de tecnologias avançadas, como o reconhecimento facial e a inteligência artificial, que possibilitaram a identificação precisa de indivíduos envolvidos em crimes graves, como homicídios e tráfico de drogas. Muitos dos envolvidos já tinham passagens pelo sistema penitenciário e estavam utilizando tornozeleiras eletrônicas, o que torna a operação ainda mais relevante, pois ajudará a dificultar o funcionamento dessas organizações criminosas no Ceará”, afirma.

A FICCO
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (FICCO) é composta por diversas instituições de segurança pública, como a Polícia Federal (PF), a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), a Polícia Militar do Ceará (PMCE), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (SAP).