SAP recebe visita técnica de representantes do programa “Mais Nutrição” para formalizar doações de alimentos produzidos no sistema prisional do Ceará
24 de março de 2025 - 13:54
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização recebeu uma visita técnica de representantes do programa “Mais Nutrição”, que é desenvolvido pela Secretaria de Proteção Social (SPS) e tem a parceria da Central de Abastecimento do Ceará. O objetivo da visita foi conhecer as iniciativas de cultivo agroecológico, avicultura e aquicultura desenvolvidas no sistema prisional cearense, além de discutir a formalização de doações desses produtos.
Durante o encontro, a comitiva percorreu várias unidades prisionais, como a Unidade Prisional de Aquiraz (UP-Aquiraz), a Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda), a Unidade Prisional de Triagem e Observação Criminológica (UP-TOC) e a sede do Grupo de Ações Penitenciárias. Em cada local, foram apresentadas as práticas sustentáveis e a produção de alimentos, que envolvem a agricultura de baixo impacto ambiental, criação de aves e a produção de peixes.
A visita teve como foco a formalização das doações dos produtos gerados nas unidades prisionais para abastecer o Programa Mais Nutrição, uma iniciativa do governo estadual voltada para a segurança alimentar e nutricional das famílias em situação de vulnerabilidade. Durante as discussões, foram abordados detalhes sobre como esses alimentos poderiam ser distribuídos, além de explorar as formas de colaboração para garantir que a produção das unidades prisionais contribua de maneira efetiva para a execução do programa.
Por meio dessa iniciativa, a SAP e o Programa Mais Nutrição visam não apenas melhorar as condições de alimentação das famílias atendidas, mas também promover a inclusão social e o fortalecimento das cadeias produtivas locais. Com a doação de alimentos de alta qualidade, produzidos de forma sustentável no sistema prisional, o projeto se consolida como uma ponte entre a ressocialização dos internos e o apoio direto à comunidade.
A diretora da Unidade Prisional de Aquiraz (UP-Aquiraz), Ilana Ferro, ressalta a importância da parceria. “Hoje, estamos aqui com a SPS, o Programa Mais Nutrição e a CEASA para fortalecer a parceria com as unidades prisionais. A iniciativa, liderada pelo secretário Mauro Albuquerque, aproveita espaços subutilizados nas prisões para a produção de hortaliças, melhorando o ambiente prisional e utilizando a mão de obra dos internos. O objetivo é combater a fome, e já iniciamos a doação de hortaliças para o Programa Mais Nutrição, com entrega programada na CEASA. A parceria será fortalecida para ampliar ainda mais as ações de ressocialização e o enfrentamento da fome”, concluiu.
O presidente da CEASA, Hebert Lima, fala sobre a visita. “Viemos conhecer as unidades prisionais e durante nossa visita, observamos a produção de hortaliças e outros produtos hortifrutigranjeiros, cultivados de forma orgânica, sem o uso de agrotóxicos. O objetivo agora é estabelecer uma parceria para viabilizar a distribuição dessas hortas, frutas e verduras com a CEASA, o Programa Mais Nutrição e a Secretaria de Proteção Social. Agradecemos muito à diretora Ilana e ao secretário Mauro por essa oportunidade. Esse tipo de ação contribui para a ressocialização dos internos, beneficia a sociedade e nos permite seguir avançando na construção de um país melhor”, disse.
A nutricionista do Programa Mais Nutrição, Débora Melo, comemora a parceria. “Fiquei encantada com o trabalho realizado pelos apenados e pela equipe. Recebemos a primeira remessa de hortaliças e ovos, que serão doados para entidades do Programa Mais Nutrição, atendendo principalmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O diferencial desses alimentos é que são livres de agrotóxicos, o que os torna ainda mais importantes. Estamos muito felizes com essa parceria e planejando as próximas doações, conforme a sazonalidade da colheita. Além disso, soubemos que o projeto também está em Juazeiro do Norte, o que nos deixou animados para expandir a parceria”, afirma.
Mais Nutrição
O Mais Nutrição é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social (SPS), Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Centrais de Abastecimento (Ceasa) e Instituto Agropolos, voltada para combater a insegurança alimentar, reduzir o desperdício de alimentos e garantir uma alimentação saudável a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Implantado em 2019, o programa já distribuiu mais de quatro milhões de quilos de alimentos, beneficiando diretamente 54 mil cearenses.
Os alimentos são doados pelos permissionários das Ceasas de Maracanaú e do Cariri, processados em fábricas. Em Maracanaú, são 200 permissionários e, no Cariri, 33. Juntos, eles garantem a alimentação diária do programa.